Seis editais abertos da Fapemig, com taxa de bancada

Publicada em 25/02/2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou esta semana nada menos que seis editais para a seleção de projetos de Iniciação Científica a serem financiados pela entidade a partir de setembro deste ano. As chamadas já estão disponíveis na internet e as propostas aprovadas receberão a inédita taxa de bancada. As informações são da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).

Os interessados pelas bolsas devem ficar atentos ao fato de que, dos seis editais, somente o Edital 001/2022/Prope – PIBIC/CNPq/Fapemig receberá inscrições entre 23 de março e 1º de abril deste ano. Os demais terão o período de inscrição de 4 de abril a 23 de maio.

De acordo com a Fapemig, a vigência dos contratos será de setembro de 2022 a agosto de 2023, para os projetos participantes de editais com bolsas financiadas pelo CNPq. Já os projetos submetidos aos editais com bolsas financiadas pela Fapemig terão a vigência de outubro de 2022 a setembro de 2023.

Taxa de bancada
Os editais lançados trazem uma novidade, a taxa de bancada: para as propostas aprovadas com bolsas, haverá uma taxa no valor de uma mensalidade da bolsa de Iniciação Científica da UFSJ para aquisição de material de consumo para o projeto. Essa é a primeira vez que a taxa de bancada é aplicada a projetos nessa modalidade.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, num cenário de cortes orçamentários na Ciência em nível nacional, esses editais representam uma grande oportunidade para os pesquisadores da UFSJ financiarem seus projetos de pesquisa. “É importante considerar que o potencial de nossos pesquisadores captarem recursos é enorme, em função de sua qualificação técnica e da relevância social e científica das pesquisas desenvolvidas em nossa instituição. Portanto, é importante que todos os pesquisadores submetam suas propostas”, explica Baldoni.

Informe-se
Para quem vai concorrer, algumas dicas úteis. Os editais da Iniciação Científica podem ser consultados neste link . Dúvidas devem ser sanadas com o Setor de Pesquisa pelo e-mail sepes@ufsj.edu.br.

Em relação ao Edital Universal, a Fapemig realizou, como divulgamos, live dirimindo as dúvidas sobre a Chamada 01/2022, que recebe propostas até 28 de março, e pode ser assistida no canal da Fundação no YouTube.