Cuidados que passam despercebidos no Dia Mundial da Água

Publicada em 22/03/2022 - Fonte: ASCOM

Sabe aquelas dicas sobre cuidados com a água, que todo 22 de março, Dia Mundial da Água, circulam por aí? Fechar a torneira na hora de ensaboar as mãos, o corpo, os pratos, ou na hora de escovar os dentes, por exemplo.

São dicas importantes, mas hoje queremos mostrar, também, alguns hábitos que passam despercebidos – e podem fazer toda a diferença para a conservação da água. Dá uma olhada e avalie se você leva a sério cada um deles:
1) Vazamentos
Uma torneira pingando de leve o tempo todo é capaz de desperdiçar mais de mil litros de água ao final de um mês. Checar e consertar pequenos vazamentos são formas de cuidar da água.
2) Alimentos
No Brasil, cerca de 70% do consumo de água vem da agricultura e pecuária. Desperdiçar alimentos, portanto, é sinônimo de desperdiçar muita água. Quando possível, conhecer a origem do produto consumido e dar preferência a práticas mais sustentáveis.
3) Consumo
Outros 20% do consumo de água vêm da indústria. O consumismo, as compras exageradas, sem refletir sobre as necessidades, são sinônimos de desperdício de muita água. Aqui também é importante, quando possível, conhecer a origem do produto.

É bom lembrar que a água (limpa!) tem sido uma grande aliada nossa no combate à covid-19 e para evitar outras tantas doenças. Acompanhar os poderes públicos e cobrar para que mais pessoas possam ter acesso à água tratada é parte fundamental das dicas que precisamos considerar.

Vamos aproveitar o início das aulas para reforçar os cuidados com a água?