"Todas as propriedades agrícolas têm condições de produzir adubo orgânico"

Publicada em 04/04/2022

A crise ambiental e o uso negligente dos recursos naturais, que se agravam ano após ano, são temáticas que despertam a preocupação, especialmente daqueles que atuam na área da agricultura e meio-ambiente. O professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da UFSJ (Depeb), Rogério Martins Maurício, em parceria com José Renato de Castro César, administrador e doutorando do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (que foi também professor substituto no Decac da UFSJ), discorre sobre o mau uso do solo e suas problemáticas, em artigo de opinião publicado pelo jornal Estado de Minas.

Ao repensar o agronegócio, o professor chama a atenção para a sua dependência quanto aos fertilizantes químicos, em detrimentos dos adubos naturais, mais eficientes: “Todas as propriedades agrícolas têm condições de produzir adubo orgânico. Mas por que o produtor rural perdeu (ou despreza) essa tecnologia?”, provoca. Em contrapartida ao uso contínuo de produtos químicos, o autor joga luz para as ideias desenvolvidas pelo economista franco-polonês Ignacy Sachs, quando fala da Revolução da Biomassa. “Vários problemas mundiais podem ser resolvidos pela Revolução da Biomassa, que nada mais é que o uso racional e intenso dos materiais orgânicos nos processos produtivos dos biossistemas.”

O desastre ambiental iminente pode ser contornado com medidas simples, como a produção e uso de adubo orgânico, aponta o professor. Dessa forma, com a Revolução da Biomassa, “o Brasil se tornará, de fato, o celeiro do mundo e, mais importante, sem depender de esforços diplomáticos em crises mundiais para conseguir fertilizantes.” O texto completo pode ser lido aqui.