Relatório da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021 está disponível

Publicada em 28/04/2022 - Fonte: ASCOM

A comunidade acadêmica já pode conferir o resultado da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021 da UFSJ. O relatório com todas as informações está disponível na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ao todo, 3.455 pessoas participaram do levantamento, que contou com representantes de todos os campi.

O presidente da CPA, professor Douglas Ferreira (Dceco), comemorou o crescimento do quantitativo de respondentes, destacando a importância da participação da comunidade nessa ação. “A pesquisa visa mostrar a realidade da instituição nas mais diversas áreas, identificando melhorias e pontos onde há necessidade de atenção. Nesse sentido, o engajamento daqueles que fazem parte da UFSJ é fundamental para que os dados gerados contribuam com o desenvolvimento de ações relevantes para a comunidade acadêmica.”

O aumento da participação da comunidade nesta pesquisa surpreendeu a equipe da CPA. Mais de 2,8 mil estudantes responderam ao questionário, maior quantitativo desde o início das atividades da CPA, com destaque para 770 alunos do Campus Tancredo Neves. Ao todo, 325 professores e 109 técnicos administrativos deram suas contribuições, envolvimento também recorde.

Para divulgar os resultados, em maio, a CPA irá promover reuniões com a equipe de gestão da UFSJ, com o intuito de agregar informações ao planejamento de estratégias que visem aprimorar os serviços oferecidos pela instituição. A comunidade acadêmica poderá conhecer alguns dados que serão destacados em postagens nas redes sociais da Universidade. Também está prevista a produção de conteúdos audiovisuais sobre os resultados de cada um dos campi da UFSJ.

Dados em destaques
A Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2021 avaliou os aspectos das Políticas Acadêmicas relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, além das ações de atendimento aos discentes e à comunicação com a sociedade.

A satisfação apresentada pelos discentes de pós-graduação em serem estudantes da UFSJ alcançou uma pontuação de 4,6, merecendo destaque entre os dados do levantamento. Já os alunos da graduação avaliaram em 4,4 esse mesmo quesito. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) também foram bem avaliados, recebendo notas entre 4,1 e 4,2 de professores e discentes.

Ao todo, 90% dos docentes da UFSJ atuam em ações de Pesquisa e avaliaram como “Bom” os Programas de Bolsas de IC (3.9), o acesso à orientação em projetos de IC (4.0), e o grau de articulação entre as pesquisas desenvolvidas na UFSJ com as demandas da sociedade (3.8). Já aspectos como Incentivo à criação de grupos de pesquisa e Políticas de apoio ao desenvolvimento tecnológico da UFSJ receberam nota 3. Entre os discentes, a Pesquisa foi avaliada com uma média de 3,7, sendo a melhor nota atribuída às Políticas de Incentivo à Pesquisa da UFSJ (3,8).

A extensão alcançou uma pontuação média de 4,7 nos quesitos avaliados pelos estudantes de graduação presencial e de educação a distância que participaram dos programas oferecidos. Já os técnicos administrativos deram uma nota média de 3,7 para as ações de extensão, atribuindo o melhor desempenho ao apoio na divulgação dos resultados do programa/projeto (4,2). Para os docentes, a extensão foi avaliada como boa, com destaque para as contribuições das atividades de extensão da UFSJ para as regiões de sua abrangência (4,3).

O levantamento identificou também que 29% dos respondentes não tinham conhecimento dos auxílios oferecidos pela UFSJ, sugerindo um aprimoramento da divulgação das opções disponibilizadas, que incluem: Creche, Processo de Avaliação Socioeconômica (PASE), Emergencial, Alimentação Emergencial, Inclusão Digital, Inclusão Discente Apoio, Auxílio Permanência de Discentes em Vulnerabilidade Socioeconômica (FdiVS) e Eventos.

A comunicação interna recebeu uma nota média de 3,5, considerando todos os critérios avaliados. As redes sociais foram destaque positivo, obtendo uma média de 3,9 entre todos os segmentos da comunidade acadêmica. Já a comunicação externa conquistou uma pontuação média de 3,7, nas questões que buscaram verificar a visão de discentes, professores e técnicos sobre a divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação, das atividades de pesquisa e extensão, além das ações desenvolvidas no período da pandemia.