Lira Ceciliana promove mostra de violão

Publicada em 24/06/2022

Entre 8 e 10 de julho, a cidade de Prados (MG) recebe a terceira edição da Mostra de Violão da Lira Ceciliana. Trata-se, provavelmente, do primeiro evento voltado ao violão desde o final de 2019 na região, marcando o retorno significativo das atividades ligadas a essa importante tradição cultural. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A Lira Ceciiliana de Prados é uma das instituições mais que centenárias de Minas Gerais, com registros que remetem a meados do século XIX. Atualmente, a Lira tem sido anfitriã de muitos festivais e eventos, entre os quais um projeto que atende gratuitamente à comunidade local.

A Mostra de Violão da Lira Ceciliana teve sua primeira edição em 2017. Um dos focos é também fomentar e incentivar diferentes abordagens na prática e estudo do violão mineiro. A presente edição vai reunir professores estabelecidos em Minas, com relevantes carreiras e experiência, como Cláudia Garcia (UEMG) e Guilherme Vincens (UFSJ); gerações mais jovens que vivem e trabalham no exterior, como Geraldo Neto (University of Kentucky, EUA) e Octávio Deluchi (Stony Brook University, EUA); orquestras e projetos de violões, como a Orquestra de Violão de São João del-Rei e o Grupo de Violões da Lira Ceciliana, além de jovens estudantes em início de carreira, como Matheus Jordão, Flávio Pires e Marcelo Rodrigues.

Estão programados masterclasses, concertos, palestras e rodas de conversa entre os presentes, que devem estar atentos à obrigatoriedade do uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina contra a covid-19. A Mostra conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Prados, Stony Brook University e da marca de cordas Augustine Strings.

Acompanhe a programação, que será atualizada via Instagram:

8 de julho, sexta-feira
20h – Recital com Octávio Deluchi (Espaço Belbelita)

9 de julho – sábado
14h – Masterclass com Cláudia Garcia
16h – Recital com Orquestra de Violões de São João del-Rei
18h – Palestra As mulheres e o violão, com Cláudia Garcia
20h – Recital com Marcelo Rodrigues
20h30 – Recital com Guilherme Vincens

10 de julho, domingo
16h – Bate-papo: Perspectivas do violão no século XXI
18h – Recital com Flavio Marcionilio, Matheus Jordão e Grupo de Violões da Lira Ceciliana