Programa Flagship lança Justiça Social de A a Z

Publicada em 28/06/2022

O Programa Flagship lançou, no dia 21, o livro Justiça Social de A a Z. O evento marcou a finalização de um trabalho que foi desenvolvido na metodologia PBLL (Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos) pelas turmas 2021 e 2022 das universidades da Geórgia e do Texas, em parceria com os colegas da UFSJ. O projeto buscou abordar um tema que pudesse “engajar jovens adultos no Brasil e nos EUA, desenvolver suas habilidades de alfabetização e aumentar sua conscientização sobre importantes figuras dos movimentos sociais.” Desse desafio, nasceu a publicação.

Os intercambistas de 2021 começaram o trabalho conjunto escolhendo as organizações que queriam apresentar; planejaram as entrevistas com os membros das organizações e passaram a desenhar a primeira versão do livro. Os alunos se dividiram em duplas (um dos Estados Unidos, o outro do Brasil), cada uma trabalhando com duas letras do alfabeto. Definidos esses pares, os alunos ficaram livres para dar à luz suas páginas.

No semestre seguinte, a turma 2022 do Programa Flagship se juntou ao projeto, para refinar a coesão do livro, editar as entrevistas, as legendas e finalizar o produto. No lançamento, no Campus Dom Bosco, alunos e professores puderam ver a culminação de um esforço comunitário virar realidade.

Depois da apresentação, tive a honra de entrevistar a professora Ana Paula Lopes, que liderou o projeto, e o colega Alberto Reynaud. Eu lhes perguntei sobre a importância do livro, não só para eles, mas também para suas comunidades, e como foi colaborar em um projeto que nasceu de uma equipe internacional, num ambiente completamente on-line. “Começamos a trabalhar no livro ao mesmo tempo em que eu investia no meu interesse no ensino de inglês. Fazer um livro bilíngue foi uma experiência estimuladora!”, declara Alberto.

Dione Preston
Intercambista Flagship