UFSJ lamenta morte de Sergio Paulo Rouanet

Publicada em 04/07/2022

Comunicamos, com pesar, o falecimento do professor Sergio Paulo Rouanet, pai do também professor Luiz Paulo Rouanet, do Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime). O velório será nesta terça, 5 de julho, das 10h às 14h, na Academia Brasileira de Letras – ABL (Av. Presidente Wilson, 203 - Centro, Rio de Janeiro). A cremação terá lugar no Cemitério São Francisco Xavier, em cerimônia exclusiva para familiares. Para quem desejar, ao invés do envio de flores, a família e equipe do Instituto Rouanet recomendam encaminhar doação para a Associação Parkinson Carioca: https://parkinsoncarioca.com.br.

Aos 88 anos, o “diplomata, filósofo, tradutor e ensaísta brasileiro” – como ficou conhecido o criador da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, que por 27 anos levou o seu nome – foi vítima do avanço da Síndrome de Parkinson. “Rouanet foi um dos grandes intelectuais do país”, destacou a ABL em nota de pesar. Na Academia Brasileira de Letras desde 1992, foi o oitavo ocupante da cadeira número 13.

Sergio Paulo Rouanet nasceu no Rio em 23 de fevereiro de 1934, filho de Paulo Luís Rouanet e Hebe Cunha Rouanet. Em suas quase nove décadas de vida, dedicou a maior parte de sua trajetória à área acadêmica e, sobretudo, à cultura. Ao longo de sua carreira, coordenou a série de livros Correspondência de Machado de Assis, um dos grandes sucessos editoriais da ABL. Por suas traduções de livros sobre a obra de Walter Benjamin, recebeu a Medalha Goethe. É autor, entre outros, de O homem é o discurso – Arqueologia de Michel Foucault, Itinerários freudianos em Walter Benjamin, Teoria crítica e psicanálise, A razão cativa, Riso e melancolia.

Recentemente, pudemos relembrar, com o professor Luiz Paulo, a visita feita por seu pai à UFSJ, no dia 20 de junho de 2002, ocasião em que veio conhecer, na companhia de sua esposa, a filósofa alemã Barbara Freitag, o acervo de obras raras da Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida, então abrigado na Biblioteca do Campus Santo Antônio. À noite, Sergio Rouanet falou sobre o Iluminismo no Centro Cultural.

Nesse momento de luto, Reitoria e comunidade acadêmica expressam condolências e solidariedade aos familiares. Na reunião desta tarde do Conselho Universitário da UFSJ, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito à memória de Sergio Paulo Rouanet.