Dmusi homenageia professor Jayme Guimarães

Publicada em 12/07/2022

O Departamento de Música da UFSJ (Dmusi) realiza na próxima terça-feira, 19, às 19h, homenagem ao professor Jayme Cabral Guimarães, falecido há um ano. Pianista e docente de excelência, colega cordial e servidor público dedicado, na definição de seus colegas, Jayme deixou um importante legado para o Curso de Música da UFSJ e muita saudade.

Durante a homenagem, a sala 1.23 do Prédio do Dmusi recebe nova denominação: Sala Professor Jayme Cabral Guimarães.

Trabalho pedagógico e musical
Jayme Guimarães nasceu em Belo Horizonte e estudou com pianistas como Berenice Menegale e Arnaldo Estrela. Graduou-se em Piano pela Escola Superior de Música de Karlsruhue, na Alemanha, na classe do professor Lazlo Simon, e cursou mestrado na Escola Superior de Música de Stuttgart, sob a orientação do pianista Konrad Richter. Quando faleceu, o professor Jayme cursava doutorado em composição na UFMG.

De acordo com a chefe do Departamento de Música, professora Carla Reis, Jayme partiu de forma inesperada e deixou uma lacuna imensa no Dmusi. “Além da gentileza no trato pessoal, que encantava a todos, Jayme realizou um trabalho pedagógico e musical de excelência, que repercutirá em nossa memória e na vida profissional de seus alunos”, ressalta.

Para ela, nomear a principal sala do prédio do curso de Música é uma maneira singela de homenagear e resguardar a trajetória de um músico e educador que abrilhantou a história do Departamento de Música da UFSJ.