Fórmula del Racing apresenta o protótipo FDR-02X

Publicada em 28/07/2022

Será nesta sexta, 29, a partir das 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, a apresentação do protótipo FDR-02X, desenvolvido pela Fórmula del Racing UFSJ, na retomada das pesquisas presenciais após dois intensos anos de pandemia. O público vai conhecer o projeto de uma equipe decidida a estar presente na Fórmula SAE, competição nacional que acontece em Piracicaba (SP), no período de de 9 a 14 de agosto.

A equipe Fórmula del Racing UFSJ, que participa da competição desde 2013, é formada por estudantes de Engenharia que, com o apoio de professores, colaboradores e antigos integrantes, trabalham no desenvolvimento de carros a combustão com motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. De acordo com as regras da Fórmula SAE Brasil, os carros elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

Os protótipos tipo Fórmula devem ser projetados e construídos por estudantes para disputar provas estáticas e dinâmicas. Sob a orientação docente, os alunos são também responsáveis pela viabilidade econômica do projeto e organização da equipe para a conclusão do modelo. Em 2016, a Fórmula Del Racing conquistou o primeiro lugar geral e o sexto na prova de design da SAE Brasil.

A 18ª Competição Fórmula SAE Brasil – Total Energies soma 63 equipes inscritas, que representam 50 instituições de ensino superior das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Sudeste lidera as inscrições, com 36 equipes de três estados, 13 delas de Minas Gerais. Quem obtiver as melhores pontuações na etapa brasileira poderá representar o Brasil na competição mundial, realizada nos Estados Unidos. Estarão reunidos, nesta edição, 52 carros a combustão e 25 elétricos.