Último sábado do Inverno: vem aproveitar com a gente!

Publicada em 30/07/2022 - Fonte: ASCOM

Para iniciar o fim de semana em clima de festa, mesmo que de despedida, a programação do último sábado do Inverno Cultural conta com diversas atrações ao longo do dia, ao lado de esperadas apresentações de Literatura, Teatro e Música.

São João del-Rei
Logo pela manhã, o artista Márcio Carneiro coordena a feira “Entre o campo e a cidade: produções artesanais e práticas alimentares”, que vai levar, ao Largo Tamandaré, a partir das 9h, contação de histórias, exposição de artesanatos e intervenções artístico-pedagógicas.

Às 15h, debate on-line que, inspirado pela memória da carreira de Elza Soares, discutirá o lugar do negro, da mulher e da comunidade LGBTQIAP+ no cenário artístico e social do país. A mesa “Planeta Fome”, transmitida no canal da TV UFSJ, traz à roda o jornalista Fredy Antoniazzi, a atriz Lira Ribas e o diretor Jô Santana. Neste link: https://www.youtube.com/watch?v=TOUHDUcUFr4.

No comecinho da noite, às 18h, no Centro Cultural USFJ, o artista David Biriguy encena “Palavra suja de sangue”, recital poético-musical com trilha sonora composta pelos músicos da Banda Virgulados. A temática do trabalho se debruça sobre a violência em seus múltiplos desdobramentos e fissuras. Classificação indicativa: 16 anos.

Às 19h, no Teatro Municipal, o ator Emiadê apresenta “PRETUme”, sob a ótica do negro escravizado, a partir de referências sonoras e corporais vindas das matrizes africanas iorubanas (Candomblé Ketu).

No Largo do Rosário, onde foi montado o palco para os shows gratuitos do Inverno Cultural, Sulivan Ribeiro mostra, às 20h, “Meu mar é você”: canções autorais sobre as variadas maneiras de amar, pensadas sob o pano de fundo da temática do festival. Um repertório forte, que aborda as diversas violências que assolam o Brasil.

Na sequência, às 21h, é a vez do rapper mineiro Flávio Renegado, um dos maiores nomes da música contemporânea brasileira, apresentar seu show, que comemora os 10 anos de lançamento do álbum “Minha tribo é o mundo” e celebra a pluralidade de sua carreira. Além de sucessos próprios, o rapper apresentará músicas de ícones brasileiros, como a homenageada do Inverno, Elza Soares, Tim Maia e Jorge Ben Jor.

Demais cidades
Em Sete Lagoas, às 19h, na Praça da Feirinha, o Trio Pandarra leva o show “Fé na vida”, com clássicos de grandes artistas brasileiros, numa roupagem inusitada e inédita, que busca refletir sobre o que marca hoje a sociedade brasileira.

A apresentação do Duo Siqueira Lima, formado pelos violonistas Cecília Siqueira e Fernando Lima, agendada para o Teatro Usina Gravatá, em Divinópolis, foi cancelada, como informamos ontem, pelo diagnóstico positivo dos músicos para a covid-19.


Acompanhe o Inverno Cultural:
www.invernocultural.ufsj.edu.br
http://facebook.com/InvernoCultural
instagram.com/invernocultural
invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts