Flávio Emery: colaboração entre instituições deve ser motivada e fomentada

Publicada em 25/08/2022

Na quinta, 11, o segundo dia do Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ teve como destaque a palestra Colaboração e solidariedade com programas de excelência: como fazer e quais os benefícios? O conteúdo foi ministrado pelos professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto (USP-RP), Flávio da Silva Emery e Giuliano Cesar Clososki.

Os palestrantes destacaram que não deveria haver estratégias de cooperação sem fomento, sem programas que auxiliem, catalisem e aumentem a velocidade das respostas dos mecanismos encontrados pelos programas para realizarem atividades em conjunto. “A colaboração entre as instituições não pode ser baseada em filantropia. Ela deve ser motivada e fomentada para que seja realizada de forma adequada”, iniciou o professor Flávio Emery.

O professor apresentou ainda instrumentos que existem hoje para criação de redes de cooperação, oferecidos pela Capes, Fapemig, Fapesp, CNPq e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTS). Flávio Emery trouxe também dicas de como estabelecer programas de cooperação entre um curso em consolidação e um curso de excelência, explicando que atividades dessa natureza atendem aos critérios da avaliação da Capes, no item Inserção local, regional e nacional.

A avaliação considera a solidariedade estabelecida entre programas não consolidados na área, por meio, principalmente, da participação de projetos conjuntos de pesquisa, da oferta de disciplinas, seminários e oficinas e de cursos em associação ampla de instituições de ensino superior. “A expectativa é que a cooperação e solidariedade sejam um item importante na avaliação da Capes. É importante assumir e descobrir estratégias para fomentar essa cooperação de forma a termos resultados de fato para a avaliação do programa de pós-graduação.”

O professor Giuliano Clososki enfatizou que o Simpósio trouxe a oportunidade de discutir temas importantes e de refletir sobre a interação entre programas de pós. “Existem várias ferramentas que, de alguma maneira, podem financiar esse tipo de interação, envolvendo estudantes e criando oportunidades de formação de recursos humanos em ambas as instituições.”

Colaboração UFSJ e USP-RP
O professor Flávio Emery compartilhou a experiência de cooperação entre a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-RP e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (PPGCF). A efetivação da parceria partiu da afinidade e da interação entre os pesquisadores que tinham interesse em fazer algo em conjunto em prol de seus grupos de pesquisa e das instituições. “Essa proximidade contribui para que o processo de cooperação aconteça, pois começamos a pensar como um time, como dois programas com interesse único, dentro do qual a cooperação e a solidariedade deixam de ser baseados naquilo que temos a oferecer e passa a focar no que podemos ganhar trabalhando juntos.”

A parceria de sucesso entre a UFSJ e a USP-RP foi oficializada, em 2020, por meio de convênio acadêmico entre elas, visando promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.

Como um dos resultados dessa cooperação, Flávio Emery citou a realização em parceria de workshop para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, promovido em 2018, 2019 e 2020.

Para concluir a apresentação, o pesquisador pontuou as expectativas para o futuro desse intercâmbio científico. “Planejamos criar mais disciplinas e cursos interinstitucionais, mais atividades de internacionalização, ampliar as atividades de avaliação e de planejamento, de acordo com as mudanças do Plano Nacional de Pós-Graduação, e promover ainda mais essa troca.”