Acolhida aos Calouros: UFSJ dá boas-vindas aos novos alunos

Publicada em 26/08/2022

A Acolhida aos Calouros 2022/2 foi promovida, nessa terça-feira (23), no anfiteatro do Campus Santo Antônio (CSA), dando boas-vindas aos novos egressos da UFSJ. O evento contou com a transmissão on-line para os estudantes dos cursos fora de sede. A recepção foi realizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), em parceria com o Setor de Apoio Acadêmico (Seaca) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).
 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade abriu o evento, desejando que os alunos se sintam acolhidos e rememorou os 35 anos de história da universidade. “Uma das características da UFSJ é receber os filhos de trabalhadores de todo o país e, há dez anos, com a aprovação das cotas, essa realidade se tornou ainda mais presente no ingresso dos alunos nos cursos da instituição”. 
 
Marcelo Pereira destacou também as políticas educacionais voltadas à garantir a permanência dos alunos na universidade e reforçou a importância dos restaurantes universitários (RU) neste sentido. “A educação pública gratuita e de qualidade forma bons profissionais dos quais depende a construção de um futuro sem preconceito, sem falta de ética e sem demagogia. Então, façam jus por estarem em uma universidade que é mantida pelo povo”, completou o reitor. 
 
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Elisa Tuler de Albergaria, estimulou os alunos a aproveitarem o tempo na universidade. “A UFSJ oferece um banquete de muitas oportunidades. Tirem suas dúvidas a respeito dos processos da instituição, se inteirem e participem”, conclui Elisa Tuler. 
 
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Alessandra de Carvalho, também deu as boas-vindas aos alunos e reforçou a importância dos serviços assistenciais oferecidos. “É importante destacar as ações disponíveis aos estudantes em vulnerabilidade social, como os auxílios financeiro, psicológico e pedagógico”.  
 
Para encerrar a noite, foi apresentada a aula inaugural com o professor José Antônio Oliveira de Resende que abordou o tema O agora e o horizonte, provocando os alunos presentes acerca do processo de formação educacional e trazendo reflexões de como o conhecimento apreendido deve ser revertido para a sociedade. José Antônio reforçou ainda o comprometimento dos professores  da UFSJ em multiplicar os saberes juntamente com os novos estudantes. 
 
A cerimônia terminou com um café especial e uma apresentação musical da colaboradora Francyne Nascimento.
 
Para acompanhar a programação na integra acesse: https://www.youtube.com/watch?v=sr13mxEJp6A.
 

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli