Diploma Digital traz praticidade e segurança para quem se forma na UFSJ

Publicada em 31/08/2022

A UFSJ passa a emitir Diploma Digital para os graduados que colaram grau a partir de 15 de fevereiro deste ano. A integração à plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), exigência do MEC (Portaria nº 554), é uma ação conjunta do Setor de Expedição e Registro de Diplomas (Serdi), da Dicon, e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf).

Letícia Neves, chefe do Serdi, destaca o esforço das servidoras Ana Cristina Machado e Simone Braga, da equipe da Dicon e de toda equipe do NTInf no processo de migração para o Diploma Digital. “Fizemos muitos testes no sistema desenvolvido pelo pessoal do NTInf, que abraçaram a causa e se empenharam em nos orientar da melhor forma possível”, afirma.

Esse avanço tecnológico facilita o acesso ao documento e minimiza a possibilidade de fraudes, por ter sua autenticidade verificável no site do MEC. Ana Cristina considera a mudança positiva, pois ultrapassa a barreira da localidade. “Nós vemos a grande dificuldade de quem se forma, principalmente na educação a distância, para vir a São João buscar o diploma, pois essa entrega só é feita no CSA.”

Os alunos da Era Diploma Digital vão receber e-mail, em até 120 dias após a colação de grau, com as instruções para baixá-lo virtualmente, sem custos no primeiro pedido. A versão física ainda pode ser solicitada, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 120. Para os que se graduaram antes de fevereiro deste ano e ainda não retiraram seus diplomas, e para quem tem a cópia física, é possível fazê-lo na página da Dicon: a versão digital tem custo de R$ 80. Nessa mesma página, pode ser consultada também a lista dos diplomas prontos para retirada.

Texto: Greycyelly Miranda (Estagiária Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli