CNPq recebe inscrições de projetos em diversos editais

Publicada em 31/08/2022

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com várias chamadas públicas abertas, em diferentes áreas de conhecimento, como detalhado a seguir. Acompanhe: uma delas pode se adequar às suas linhas de pesquisa.

#CNPq/MCTI/FNDCT Nº 24/2022 – Economia do Hidrogênio: Incentivar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país, a partir de pesquisa ligadas a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), isoladamente ou em parceria com empresas, com o objetivo de solucionar gargalos e consolidar a base tecnológica das cadeias de valor na área da economia do hidrogênio, em consonância com a Iniciativa Brasileira do Hidrogênio (IBH2) e as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio. Inscrições até 15 de setembro.

#CNPq/MCTI/SEMPI Nº 26/2022 – Computação quântica: Respaldar projetos de pesquisa que tenham por objetivo a criação de novos núcleos de pesquisa, formação e expansão de redes de pesquisadores e o incentivo à produção científica na área de computação quântica. Promover efetivamente a integração multi-institucional, incentivando a cooperação entre grupos de pesquisa consolidados e emergentes. Inscrições até 30 de setembro.

#CNPq/CT/Mineral Nº 28/2022 – Segmentos minerais: Financiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil, na área mineral, por meio da inserção e transferência de tecnologias em micro, pequenas e médias empresas, cooperativas, sindicatos e associações de mineração e transformação mineral organizadas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, priorizando os seguintes segmentos: agregados minerais para a construção civil; agrominerais; água mineral; calcário, cal e cimento; cerâmica de revestimento; cerâmica vermelha; gemas, joias, metais preciosos e afins; gesso; rochas e minerais em pegmatitos; rochas ornamentais; e sal marinho. Inscrições até 13 de setembro.

#CNPQ/MCTI/CT-AGRO Nº 32/2022 – Bioinsumos: Direcionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil nas seguintes áreas: fontes alternativas de fertilizantes, bioinsumos e defensivos agrícolas sustentáveis. Inscrições até 8 de setembro.

#Nº CNPq/MCTI 38/2022 – Biotecnologia: Apoiar cursos de curta duração em nível de pós-graduação nas modalidades presencial (Linha 1) e a distância/on-line (Linha 2), que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país na área de Biotecnologia, com realização durante o ano de 2023 no Brasil, em cooperação com Argentina, Uruguai e outros países parceiros, no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO). Inscrições até 3 de outubro.

#CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – Ciências Humanas, Letras e Artes: Destinado a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade. Inscrições até 3 de outubro.

#CNPq/MCTI/CT-Saúde Nº 52/2022 – Resistência Antimicrobiana: Vem apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação brasileiras, com foco no enfrentamento da resistência antimicrobiana, de forma a contribuir com o avanço do conhecimento na área, além de gerar dados que possam servir de subsídio para seu enfrentamento no âmbito do Sistema Único de Saúde. Inscrições até 26 de setembro.

#CNPq/MCTI/CT-Saúde N° 53/2022 – Covid Longa: Patrocinar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil na temática da covid longa, de forma a contribuir com o avanço do conhecimento na área, além de gerar dados que possam servir de subsídio para seu enfrentamento no âmbito do Sistema Único de Saúde. Inscrições até 26 de setembro.

#CNPq/SEMPI/MCTI/FNDCT Nº 54/2022 – Inteligência Artificial: Oferecer suporte a projetos de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo de base tecnológica no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase na ampliação e fortalecimento da capacidade da base de startups em atuar no desenvolvimento de soluções e plataformas com emprego intensivo de tecnologias e conhecimentos inerentes à Inteligência Artificial, por meio de projeto sob a coordenação de uma Organização Social (linha 1) em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia de excelência no tema (linha 2). Inscrições até 30 de setembro.

#CNPq/MCTI/FNDCT Nº 59/2022 – Mudanças climáticas: Canalizar recursos para projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico relacionados à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ao avanço na fronteira do conhecimento a respeito da compreensão e modelagem do Sistema Climático Global, às vulnerabilidades, aos impactos das mudanças climáticas sobre os sistemas ambientais, sociais e econômicos, ao monitoramento e previsão de desastres naturais, à meteorologia e climatologia, em alinhamento com as políticas nacionais, às metas pertinentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à implementação da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima no Brasil e o alcance de compromissos internacionais assumidos na área de Clima. Inscrições até 9 de setembro.

Todos os editais podem ser conferidos neste link.