Fórmula Del-Racing traz seu segundo melhor resultado em competição nacional

Publicada em 02/09/2022

Estudantes de Engenharia de todo o Brasil participaram da 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL – Total Energies, realizada entre 9 e 14 de agosto, em Piracicaba (SP). O evento foi promovido pela SAE Brasil, entidade focada na inovação e tendências da mobilidade brasileira e internacional.

Das 40 equipes participantes, a Fórmula Del-Racing da UFSJ conquistou a oitava colocação – o segundo melhor resultado da equipe desde 2018. Os competidores da UFSJ participam da SAE BRASIL desde 2013. Com o apoio de professores, colaboradores e antigos integrantes, os futuros engenheiros trabalham no desenvolvimento de carros a combustão com motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³.

Para participar do evento, os carros, do tipo Fórmula (52 a combustão e 25 elétricos), foram projetados e construídos pelos estudantes para disputar provas estáticas e dinâmicas. Os alunos foram responsáveis também pela viabilidade econômica do projeto e organização da equipe para a conclusão do protótipo. Em 2016, a Fórmula Del-Racing conquistou o primeiro lugar geral e o sexto na prova de design da SAE Brasil, mostrando a potencialidade da pesquisa, inovação e tecnologia na UFSJ.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)