Oficina propõe debate sobre saúde mental e rotina de estudos

Publicada em 08/09/2022

O Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA) oferece, a partir de outubro, um novo serviço: a oficina temática Emoções, Universidade e Rotina de Estudos, destinada aos alunos da instituição. As inscrições seguem até 16 de setembro.

A ideia é proporcionar um espaço de aprendizado e reflexão que possibilite ao aluno o desenvolvimento de estratégias e habilidades para lidar com desafios comuns no Ensino Superior, relacionados à rotina acadêmica, como as dificuldades de controle das emoções, níveis elevados de ansiedade, procrastinação.

A oficina será realizada em grupo, presencialmente, sob a coordenação das psicólogas Christiane Aquino e Edneia Batista, nos campi de SJDR e Alto Paraopeba (CAP), em quatro encontros, com início em 5 de outubro. As demais datas serão previamente agendadas com os participantes.

Para elas, trata-se de debate urgente na pauta da assistência estudantil. “Entre os tantos desafios que os estudantes tiveram que enfrentar em relação ao retorno às aulas presenciais, está o impacto na rotina de estudos e a desmotivação, além de dificuldades no controle das emoções e na gestão do tempo, dentre outras queixas constantemente relatadas no acolhimento psicológico por nós realizado junto a eles”, destacam.

O cuidado com a saúde mental se faz imperativo, especialmente no ambiente acadêmico que, em boa medida, é competitivo. “Consideramos que há a necessidade de tratarmos com maior atenção os fatores que impactaram a rotina desses alunos, como aumento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse, desânimo, procrastinação, desmotivação e falta de organização dos estudos.”

A oficina quer se constituir como espaço de reflexão, de acolhimento emocional e de reestruturação e organização da rotina de estudos, o que certamente contribuirá para minimizar os sintomas que vêm afetando a comunidade discente. “A intenção é de trabalhar também o desenvolvimento de competências socioemocionais, a fim de favorecer a aprendizagem e a saúde mental dos estudantes”, afirma Christiane Aquino.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)