Israel Ribeiro: egresso do curso de Química, atual pesquisador na USP

Publicada em 13/09/2022

Eu me chamo Israel Ribeiro, sou natural de São João del-Rei e sempre estudei em escolas públicas. No final de 2020, me formei no curso de Química Bacharelado da UFSJ.

Comecei minha trajetória com um curso técnico em Química Industrial durante o ensino médio e, logo após, ingressei no curso de Química Bacharelado na UFSJ em 2015. A minha escolha pelo curso de Química era clara, pois sempre achei interessante a ideia de trabalhar em laboratórios, entender como a Natureza funciona em escala atômica me fascina.

Durante a graduação participei de projetos de iniciação científica, o primeiro na área de Química Inorgânica Experimental, onde desenvolvi um projeto que tinha como objetivo estudar o mecanismo de transferência de carga dos íons Tb3+ e Eu3+ em uma matriz inorgânica SiO2-TiO2. No meu segundo projeto fui para área da Química Teórica, este trabalho consistiu em um estudo teórico da molécula Fe(III)PPIX com o intuito de apresentar uma melhor metodologia teórica para descrever essa molécula, com base em cálculos quânticos.

Devido à graduação, tive oportunidade de atuar também na área industrial. Tive experiências como estagiário da indústria AMG-Br e fui técnico responsável na indústria Resind, ambas localizadas em São João del-Rei. Depois ingressei direto no Doutorado na USP, onde realizei estudos baseados na mecânica quântica para descrever propriedades estruturais e ópticas de materiais chamados Perovskitas, os quais possuem potencial aplicação em células solares. Minha tese tem como objetivo estudar tais sistemas usando a Teoria do Funcional da Densidade.

A escolha pela UFSJ pareceu a princípio óbvia, visto que sou nascido na cidade de São João del-Rei. Desta forma, tive o privilégio de realizar o curso sem precisar mudar de cidade. Além do curso de química bacharelado da UFSJ apresentar boas pontuações e status em relação às demais universidades.

Minha experiência na UFSJ foi incrível, aprendi tanto a parte científica como também pude desenvolver muito a parte social convivendo com pessoas de diversas localidades e costumes. Acredito que ter passado pela UFSJ, com certeza me proporcionou bons resultados profissionais e estou satisfeito com o curso e a experiência que tive.

O que eu deixo para um futuro estudante é: aproveite o máximo das oportunidades que surgirão, converse com veteranos do curso, entenda das linhas de pesquisa dos professores, caso opte em fazer pesquisas, se integre a respeito de projetos de extensão, faça monitorias, aproveite o máximo, pois tudo que você faz durante a graduação impacta no currículo no final.