IV Workshop em Ciências Farmacêuticas discute novos significados para a pós-graduação

Publicada em 28/09/2022 - Fonte: ASCOM

O IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) acontece nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de setembro, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis (MG). O evento celebra as atividades de cooperação entre o programa de pós da UFSJ e o da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).
Na cerimônia de abertura, dia 29, às 8h, estarão presentes o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade; a diretora do CCO, professora Hérica de Lima Santos; o coordenador do PPGCF, professor Renê Oliveira do Couto; e o coordenador da pós da FCFRP, professor Flávio da Silva Emery.

Como o tema Ressignificando a pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, “o workshop será uma oportunidade para repactuar metas e traçar estratégias em prol da obtenção de grau de excelência pelo PPGCF junto à Capes”, comenta o professor Renê Couto.

Entre os destaques da programação estão as palestras Parcerias entre Universidade e iniciativa privada na pós-graduação (Paulo Afonso Granjeiro, coordenador do Netec-UFSJ); Internacionalização na pós-graduação (Giuliano Clososki, coordenador adjunto do PPGCF da Faculdade de Ribeirão Preto); e a mesa-redonda Cooperação entre PPGCFs da UFSJ e FCFRP/USP – expectativas e realidades na ótica discente (Sara Thamires Dias da Fonseca, egressa do Curso de Farmácia da UFSJ).

Está programada também a apresentação dos resultados preliminares ou finais de 15 dissertações em andamento nos dois programas de pós em Ciências Farmacêuticas.

As atividades são gratuitas, presenciais e abertas a toda a comunidade acadêmica. A programação completa pode está disponível no site do PPGCF.

Parceria UFSJ-USP
Iniciado em 2018 e oficializado em 2020, o convênio entre os programas da UFSJ e da USP Ribeirão Preto tem contribuído de forma simbiótica e efetiva para a formação diferenciada de mestres no campo das Ciências Farmacêuticas.

O objetivo é inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho regional e nacional, tanto na área acadêmica quanto na prestação de serviços farmacêuticos, nos setores industrial, hospitalar, comercial, e na administração pública. Estes estarão aptos para a solução de problemas reais da sociedade e desenvolvimento de pesquisas inovadoras, com rigor científico e reconhecido impacto social.

O professor Renê Couto conta que “na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2020), o PPGCF recebeu nota 4 e vislumbra a implantação do doutorado, o que demonstra qualidade e reconhecimento.”

Renê explica que essa parceria formal surgiu como uma das estratégias para o fortalecimento do Programa da UFSJ, após a primeira avaliação quadrienal da Capes. “A solidariedade é uma recomendação da própria Capes e, para a UFSJ, essa colaboração é reconhecida como um exemplo exitoso, que contribui para a projeção da Universidade no cenário nacional e internacional.” Ainda segundo o professor, esse acordo vem fortalecendo grupos de pesquisas interinstitucionais e possibilitando intercâmbios técnico-científicos e culturais. Está alinhado aos objetivos traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSJ e ratifica os objetivos da política de incentivo aos cursos de pós-graduação, que considera essencial para o fomento, na UFSJ, de cursos de doutorado.