Café com Ciência integra universidade e comunidade; evento é neste sábado, 1º

Publicada em 30/09/2022 - Fonte: ASCOM

A segunda edição do Café com Ciência, projeto de extensão a UFSJ, acontece neste sábado, 1º de outubro, no Pátio Matosinhos, em São João del-Rei, das 13h às 17h. O evento conta com 12 oficinas científicas destinadas ao público infanto-juvenil e adulto, e a apresentação de 42 trabalhos de pesquisa, programas de extensão e propostas de startups, exibidos na forma de pôster.

Idealizado pelos professores do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), Maíra Nicolau de Almeida e Victor Augusto Araújo de Freitas, o Café com Ciência, tem como objetivo possibilitar o acesso da população aos projetos de pesquisa e extensão realizados na UFSJ, além de contribuir com a popularização da Ciência. Segundo a professora Maíra, essa proposta nasceu após perceberem a distância entre as pessoas da comunidade e as pesquisas realizadas na UFSJ. “Por ser sãojoanense, percebi que as pessoas não tinham noção do que era produzido aqui em relação à Ciência.”

A primeira edição do Café, em 2019, contribuiu para a aproximação entre a Universidade e a comunidade local. Em 2022, o projeto foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão, gerido pela Proex, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Maíra Nicolau reforça a importância da iniciativa. “É muito bom para as trocas com a comunidade, que interage com os alunos e professores, sendo um incentivo para continuarmos produzindo Ciência.”

Todos os trabalhos apresentados vão receber certificado de apresentação em evento de divulgação científica, além de registro nos anais do projeto. Os trabalhos também participam de votação pública: os mais votados ganham certificado de reconhecimento e menção honrosa.

Não é necessário se inscrever. Ficou interessado? Mais informações no site https://cafecomciencia.wixsite.com/cafecomciencia ou no instagram: @cafecomcienciaufsj2.

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli