Dicas para exercer o seu direito ao voto neste domingo, 2 de outubro

Publicada em 30/09/2022 - Fonte: ASCOM

As eleições 2022 estão chegando, e para participar ativamente da democracia no país é preciso ficar atento aos procedimentos.

O primeiro turno das eleições acontece no domingo, 2 de outubro. Os eleitores poderão votar, nesta ordem, em: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

A votação acontece entre 8h e 17h, sempre considerando o horário de Brasília. Evite atrasos, pois o horário é cumprido com rigor.

Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para votar, mas é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade; identidade social; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; ou e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto).

Veja, abaixo, algumas dicas para que tudo dê certo e o seu voto seja computado:
#Consulte com antecedência seu local de votação: www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome;
#Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar;
#Não é permitido o porte de armas em locais de votação e proximidades (perímetros de 100 metros), no dia da votação, 48 horas antes e 24 horas depois;
#É permitido levar os números dos seus candidatos anotados;

Evite as fake news: em caso de dúvidas, acesse www.tse.jus.br.