Pibic Jr. Fapemig: inscrições abertas

Publicada em 20/10/2022 - Fonte: ASCOM

Até às 15h do dia 24 de outubro, próxima segunda-feira, estão abertas as inscrições para orientadores e propostas de estudo para bolsistas de Iniciação Científica Júnior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBIC Jr./FAPEMIG, com vigência de novembro de 2022 a setembro de 2023.

A UFSJ foi contemplada com 139 bolsas nesse Programa, a quarta colocação no Estado, em relação ao número total de bolsas concedidas.

Podem se candidatar como orientador pesquisadores com titulação de doutor, mestre ou especialista, que sejam docentes do quadro efetivo da UFSJ, responsáveis também por indicar o aluno que desenvolverá o plano das atividades propostas.

Os bolsistas precisam estar: matriculados regularmente no Ensino Médio ou profissionalizante de escolas públicas de Minas Gerais; cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq e no Sistema Everest da Fapemig. As bolsas têm duração de até 11 meses, a partir de novembro de 2022.

PIBIC Jr.
O Programa tem como objetivo promover a iniciação de alunos do Ensino Médio e de educação profissional das escolas públicas municipais, estaduais e federais, na pesquisa científica, incentivando sua convivência cotidiana com o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, aliado aos diversos benefícios relacionados ao PIBIC Jr. está a maior integração da UFSJ com a sociedade. “Esperamos despertar em estudantes do ensino médio e da educação profissional da rede pública a vocação científica para a pesquisa e a integração entre a Universidade e as escolas das regiões onde ela atua, propiciando a geração de produtos e processos de ampla relevância social, científica e econômica.”

O edital completo está disponível neste link.

Texto: Grabiella Canuto (Estagiária Asrec)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli