"Servidoras e Servidores Federais da UFSJ, presentes!"

Publicada em 27/10/2022

Caros e caras,

Vivemos um tempo jamais imaginado!

Neste 28 de outubro, data em que se celebra o nosso dia, o do Servidor Público, e que deveria se prestar muito mais à comemoração, nos vemos impelidos a profundas e necessárias reflexões. Não bastassem a recente (e ainda presente) pandemia da covid-19, que dizimou e ainda vitima milhares de pessoas; o sofrimento de brasileiros e brasileiras que enfrentam a fome, o desemprego, a falta de moradia, a injustiça social e outros tantos problemas e desafios, enfrentamos um cenário de conflito e ódio, no qual nós, servidores públicos, muitas vezes, somos execrados como inimigos públicos, a ponto de quererem “jogar uma granada em nossos bolsos”.

Não aceitamos o lugar estigmatizado em que nos querem colocar, que querem nos impor. Não é justo, não é razoável, não é digno! Somos nós, servidoras e servidores, que mantemos o funcionamento da máquina pública!

Por isso, dedicamos o 28 de outubro não somente às homenagens, mas à luta. Não se trata apenas da defesa da categoria dos servidores públicos. O que nos desafia é maior: a defesa da Democracia, da Constituição Cidadã de 1988, do Estado Democrático de Direito.

Desse dever e desse direito, não vamos nos abster. Estamos aqui, firmes nesse propósito. Que o nosso valor na construção desse País, dessa Nação, seja reconhecido e que não percamos de vista a ética, a humildade, a retidão, o respeito, a cordialidade, a justiça e a eficiência na elevada missão de prestarmos serviços à coletividade e defendermos o interesse público.

Servidoras e Servidores Federais da UFSJ, presentes!


Mensagem da Reitoria da UFSJ pelo Dia do Servidor Público