Divulgação científica é pauta de evento promovido pela RMCC

Publicada em 03/11/2022 - Fonte: ASCOM

Na próxima quinta, 10 de novembro, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) promove a 11ª edição do Fala Ciência!, evento anual que debate temas ligados à divulgação científica. Este ano, o encontro ainda segue em formato on-line.

A cerimônia de abertura, marcada para 9h, será conduzida pelo coordenador da Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Marcus Vinícius dos Santos, um dos nomes da Coordenação da Rede Mineira. Às 9h15, mesa de debate temática – 200 anos de independência do Brasil: marcos da divulgação científica, com Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Paulo Henrique Nico Monteiro (Instituto Butantan).

O Fala Ciência! é voltado para profissionais da comunicação científica, popularização da Ciência e outras áreas, com essa abrangência. Totalmente gratuito, prevê a emissão de certificado. As inscrições devem ser feitas neste link: https://bityli.com/Falaciência11.

Debatedores
Ildeu Moreira é doutor em Física pela UFRJ, professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e História da Física, além de também atuar como professor do mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI e Presidente da SBPC (2017-2021), da qual é presidente de honra.

Paulo Henrique Nico Monteiro é pesquisador do Instituto Butantan, doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Comunicação Científica e Ensino de Ciências em Espaços Não Formais pela Laurentian University, no Canadá, onde também é professor colaborador do Science Cummunication Master Program. Também atua como pesquisador na área de Ensino de Ciências e Divulgação Científica no Museu Science North, no Canadá, e na Universidade de São Paulo.

Sobre a RMCC
A Rede Mineira de Comunicação Científica foi oficialmente criada em abril de 2015, reunindo 16 profissionais de 11 entidades diferentes. Hoje, conta com 27 instituições de Ciência e Tecnologia, entre públicas e privadas, sediadas em diversas regiões do Estado. Anualmente, a Rede promove o Fala Ciência!, curso de comunicação pública da Ciência, com painéis e oficinas dos mais relevantes temas voltados para a comunicação científica, ministrados por profissionais da área, de todo o país. Os vídeos das edições anteriores são disponibilizados aqui.