Encontro de cordas oferece concertos gratuitos ao público

Publicada em 11/11/2022

Já está quase tudo pronto para o início do VI Encontro de Cordas Flausino Valle (VI ECFV). O evento, que acontece pela primeira vez em São João del-Rei, oferecerá oficinas, masterclasses, mesas redondas e palestras, além de recitais e concertos gratuitos abertos à comunidade. Buscando conjugar as áreas da pedagogia de instrumentos, performance e ensino coletivo de cordas friccionadas (violino, violoncelo e viola de orquestra), o VI Encontro tem como objetivo fomentar o aperfeiçoamento e compartilhar experiências entre os professores e estudantes participantes.

O VI ECFV homenageia Flausino Rodrigues Valle (1894-1954), violinista, compositor e professor do Conservatório Mineiro de Música, em Belo Horizonte. Natural de Barbacena (MG), Flausino hoje é considerado um dos grandes nomes do violino no país. Idealizado por professores das universidades federais do Acre (UFAC) e do Ceará (UFC), o Encontro traz, nesta edição, parcerias da UFSJ – por meio do Programa de Extensão Pequenos Grandes Violinistas e da Semana Acadêmica – e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A coordenação é dos professores Liu Man Ying (UFC), Dora Utermohl de Queiroz (UFC/ Universidade de Aveiro), Leonardo Feichas (UFAC), Sofia Leandro (UFSJ) e Carlos Aleixo (UFMG).

Orquestras
De acordo com a professora do Departamento de Música da UFSJ, Sofia Leandro, os estudantes inscritos serão agrupados em três orquestras, de acordo com o nível de aprendizado: iniciantes, intermediário e avançado. “São muitas atividades para quem participar, haverá palestras sobre aprendizado e ensino de instrumentos com professores muito experientes.”

Para o público da cidade, Sofia revela que a programação estipula recitais e concertos gratuitos todos os dias, às 13h, no Centro Cultural da UFSJ. Além desses, a professora destaca o recital de sábado à noite, com músicas de Flausino Vale, pelo Quarteto Del-Rei, formado por ex-alunos e estudantes da UFSJ, e o concerto de encerramento, às 19h, na Igreja de São Gonçalo, reunindo o grupo de violoncelos da UFSJ e as três orquestras que serão formadas no Encontro. Além de São João del-Rei, haverá, na segunda-feira, 14, às 19h30, concerto do grupo de violoncelos da UFSJ.

Todos os eventos são gratuitos e abertos a todo o público. A programação completa está disponível neste link.