forumdoc.bh exibe filmes e documentários que dialogam com a contemporaneidade

Publicada em 16/11/2022

Até o próximo domingo, 20 de novembro, vai estar no ar a 26ª edição do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema. O evento acontece no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza, com programação gratuita e em formato híbrido, contando atividades presenciais e remotas.

A abertura, na quarta passada, 10, trouxe a exibição comentada da obra Mato Seco em Chamas (Adirley Queirós e Joana Pimenta, Brasil/Portugal, 2022), com a presença dos diretores e da montadora Cristina Amaral.

A programação deste ano conta com a exibição de 65 filmes, distribuídos em três mostras e sessões de homenagens, paralela ao seminário Imagens indígenas do sul e do norte: cinemas yanomami-inuit. Lançamento dos livros Sob os tempos do equinócio, de Eduardo Góes Neves, e O sorriso de nanook – ensaios de Antropologia e Cinema, de Marco Antônio Gonçalves, também estão em pauta, incentivando reflexões acerca das novas bases de pesquisa na Amazônia.

O encontro surgiu com o objetivo de compartilhar filmes de difícil acesso nas salas de cinema convencionais, além de promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual em torno do filme documentário. Em suas edições anteriores, foram promovidas retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, a fim de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras nacionais e internacionais.

Como destacam os organizadores, o forumdoc.bh se apresenta ainda como opção de apresentação de produções potentes para renovação do filme documentário como forma expressiva de coletivos e segmentos sociais e étnico-raciais marginalizados, tais como: realizadores e realizadoras indígenas; os cinemas negros, cinemas queer, e os coletivos e autores e autoras de regiões de periferia.

Para acompanhar a intensa e variada programação, acesse https://www.forumdoc.org.br/programacao.
 

Na foto, cena de Mato Seco em Chamas.

 

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)

Edição: Cibele de Moraes; Orientadora: Luciene Tófoli