Uso de máscaras volta a ser obrigatório na UFSJ

Publicada em 29/11/2022

O reitor Marcelo Andrade, presidente do Conselho Universitário da UFSJ, publicou, nesta terça, 29, ad referendum que estabelece a volta do uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fechados nos campi e unidades da Universidade.

A decisão se baseia nas recentes recomendações do Ministério da Saúde e das sociedades médicas, como a de Infectologia, que preconizam também a manutenção de estratégias preventivas, como a vacinação, a testagem, o distanciamento social e a higienização das mãos. O Comitê de Enfrentamento À Covid-19 UFSJ, em reunião realizada ontem, 28, defendeu a volta da obrigatoriedade, de acordo com a Nota Técnica No 17/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS e os decretos municipais das cidades em que a UFSJ tem campi.

A Resolução prevê ainda o uso de máscara em áreas abertas para pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito e/ou confirmado de covid-19 e aquelas pertencentes a grupos de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e múltiplas comorbidades.

Em caso de testagem positiva para o novo coronavírus, deverá ser seguida a orientação médica e respeitado o Protocolo de Biossegurança da UFSJ. Vale lembrar à comunidade acadêmica a importância de estar igualmente atenta a possíveis medidas restritivas adicionais, determinadas por atos municipais.