Em 2021, segundo a ONU, 38 milhões de pessoas no mundo viviam com o HIV

Publicada em 01/12/2022 - Fonte: ASCOM

Nesta quinta-feira, 1° de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS, voltado à conscientização sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e à luta contra o estigma relacionado à doença.

Segundo dados da Joint United Nations Programme on HIV and AIDS (UNAIDS), em 2021, cerca de 38 milhões de pessoas no mundo viviam com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS. A maioria dessas pessoas são diagnosticadas e fazem uso da terapia antirretroviral, o principal método de tratamento do HIV.

Apesar de eficaz, há preocupações em relação às alterações metabólicas causadas pela terapia. Além disso, a perda da massa e da força muscular são características do avanço do HIV, tornando o exercício físico um aliado na luta contra a doença.

Em 2016, pesquisa realizada com o apoio da Fapemig avaliou 100 pacientes com HIV, e idade entre 18 e 50 anos, submetidos a medições antropométricas, bioquímicas, de qualidade de vida e de força muscular. Segundo o professor Edmar Lacerda Mendes, coordenador da pesquisa, foi observada melhora nos perfis lipídico, antropométrico e imunológico desses indivíduos. “Essas melhoras tiveram impacto significativo em suas rotinas, porque se você melhora a sua força muscular, consegue realizar bem suas atividades diárias”, explica.

Saiba mais sobre a pesquisa aqui.