As Cantadeiras resgata memórias musicais dos moradores de SJDR

Publicada em 02/12/2022

A cantoria marca a noite deste domingo, 4, às 19h, no Largo da Cruz. Experimento cênico vai contar e cantar histórias dos moradores do entorno de praças e praças de São João del-Rei, entrelaçando fato e invenção de quem ouviu as canções cantadas ao longo deste ano. Cada canção é própria, cada experiência é um lugar de encontro para todos.

As Cantadeiras, espetáculo derivado da parceria com o projeto de extensão As Nossas Canções: trilhas sonoras de vida e cantorias na cidade, propõe um momento de delicadezas, a partir do atravessamento da música na vida das pessoas. “A apresentação conta as histórias de alegria, mas também de uma tristeza profunda, e de como essas sonoridades vão nos preenchendo”, afirma a professora Juliana Mota, do Departamento de Artes da Cena (Deace), que dirige o experimento.

Para a construção desses cantares, integrantes do Casa Aberta ouviram relatos autobiográficos que se cruzavam com as memórias musicais de moradores e alunos. “Com o retorno presencial, visitamos bairros e praças onde estavam As Nossas Canções, levando instrumentos para fazer música com quem quisesse participar. Desejamos muito que os espectadores se reconheçam nessas figuras que estamos apresentando”, reforça Juliana.

Casa Aberta
O grupo de pesquisa, ensino e extensão existe desde 2012, e se dedica a estudar memória, música e formação do ator, permitindo que alunos do Teatro tenham contato e dialoguem com o que está sendo produzido aqui e fora, no intuito de trocar experiências com a comunidade. As Cantadeiras nasceu do contato com As Nossas Canções, coordenado pelos professores Marcos Filho e Valéria Braga, do Departamento de Música da UFSJ (Dmusi).

Texto: Elivelton Cosme (Estagiário Ascom)
Edição: Cibele de Moraes
Orientadora: Luciene Tófoli