5. A pandemia e as marcas deixadas na memória

Publicada em 26/12/2022 - Fonte: ASCOM

17 de março de 2020 – a UFSJ lança a Portaria 113, suspendendo o calendário acadêmico em função da pandemia da covid-19. Baseada nas recomendações do Comitê de Emergência da UFSJ para o Plano de Ações Referentes ao Coronavírus, a Universidade passa a adotar medidas emergenciais para a redução do risco de contaminação.

A Universidade propõe então à comunidade que juntasse esforços para atuar em parceria com as ações desenvolvidas no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-Covid-19). As principais frentes foram: o assessoramento para a realização de ações preventivas, visando suprimir a propagação do vírus; a contribuição para suavizar os efeitos do isolamento social; os mecanismo, durante a pandemia, para subsistência e sobrevivência das pessoas, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social; e medidas para auxiliar no diagnóstico de casos atrelados à pandemia.

Um dos projetos, Educação em Saúde e pandemia de covid-19, potencialidades e limitações de atividades formativas a distância na Atenção Primária à Saúde foi premiado durante o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Inúmeras ações – como atividades de mobilização social, solidariedade e proteção social a famílias e pessoas em vulnerabilidade, atividades de formação de profissionais da rede de saúde e assistência social são-joanense e da região sobre temas relacionados à covid-19, plantões de acolhimento emocional aos profissionais de saúde que trabalhavam na pandemia e campanhas de conscientização sobre doença, entre outras iniciativas –, foram implementadas pelo Observatório de Saúde Coletiva.

Além de garantir orientação sanitária e informação científica, em combate às fakes news, muitas ações concretas realizadas seguiram o sentido de preservação da vida. Entre elas, os auxílios de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade, a produção e distribuição de álcool gel produzido nos laboratórios do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, o treinamento de profissionais para atuarem junto à comunidade na vacinação e a contribuição logística para a cobertura vacinal.

Atenção aos estudantes
Com foco em amparar os alunos da instituição durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) garantiu o pagamento dos auxílios de promoção socioacadêmica, saúde, creche, emergencial e aqueles vinculados aos demais programas apoiados pela Pró-Reitoria.

Com o avanço da pandemia, a UFSJ ampliou e aperfeiçoou sua plataforma didática on-line (Campus Virtual) para atender às demandas do ensino remoto emergencial. Uma das primeiras ações foi a inclusão digital. Muitos alunos não tinham computadores para se conectar às atividades virtuais, e a UFSJ lançou edital para distribuir equipamento e pacotes de dados, de forma a permitir que alunos mais vulneráveis pudessem acompanhar as aulas remotas.

A colação de grau também aconteceu de forma virtual, no intuito de não gerar danos aos alunos que precisavam se formar.

A importância dos auxílios na vida daqueles estudantes é destacada pelo diretor de Assistência e Ações Afirmativas da Proae, José Ricardo Braga. “Temos estudantes para quem as modalidades de auxílio são a única forma de se manterem na Universidade.” Ele relata também os novos auxílios criados em função da urgência da pandemia. “A nova gestão começou em plena pandemia, abraçou a causa e trabalhou em conjunto com os estudantes. Conseguimos regulamentar e aprovar os auxílios de inclusão digital, para aquisição de equipamentos e acesso à internet. Ampliamos o auxílio emergencial e implantamos o auxílio alimentação emergencial, que supriu a falta dos restaurantes universitários. Foi um trabalho em conjunto: os alunos foram consultados durante a elaboração da minuta de resolução, encaminhada e aprovada pelo Conselho Diretor, e estiveram com a equipe da Pró-Reitoria na construção dos editais.”

Vacinação
Desde 15 de março de 2021, a equipe de voluntários do curso de Enfermagem da UFSJ passou a atuar na campanha de vacinação contra a covid-19 em Divinópolis. O grupo foi formado por docentes, alunos e por enfermeiros do Programa de Residência.

A UFSJ reforçou as ações da campanha de vacinação oferecendo apoio logístico a todas as secretarias de Saúde das cidades onde a Universidade possui campi. A parceria foi firmada por meio da disponibilização de seis ultrafreezers, utilizados para armazenamento de imunizantes, que exigem baixíssimas temperaturas de conservação. Os veículos da Universidade (automóveis, caminhões e ônibus), também ficaram à disposição dos órgãos de saúde, para o transporte dos profissionais envolvidos no plano de imunização da covid, assim como na distribuição das vacinas.

De acordo com a presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a vice-reitora Rosy Ribeiro, “a UFSJ se prontificou a oferecer qualquer suporte que pudesse contribuir para que a imunização da sociedade acontecesse o quanto antes.”

Investimento
No período de um ano (maio de 2020 a maio de 2021), a UFSJ investiu mais de R$ 1,6 milhão na compra de itens voltados ao enfrentamento da pandemia da covid-19. O montante, oriundo do orçamento do ano anterior, incluiu a aquisição de insumos e materiais utilizados em diferentes atividades realizadas pelos cursos de Medicina da Universidade, em projetos institucionais direcionados ao combate ao vírus, entre outras ações.

Rosy Ribeiro afirma que todos os esforços se pautaram pelo atendimento à comunidade da UFSJ, seja na busca de recursos financeiros ou na confecção de protocolos de biossegurança. “A UFSJ trabalha constantemente para promover ações voltadas ao combate à pandemia. Nesse sentido, os insumos e materiais adquiridos foram utilizados para adequação dos espaços da instituição aos protocolos sanitários e também para a promoção de atividades de extrema importância nesse contexto, como a realização de testes de diagnóstico, a confecção de álcool gel, entre outras iniciativas”, complementa.

O maior montante foi investido na compra de insumos, materiais e equipamentos para viabilizar a realização de testes de diagnóstico molecular do vírus SARS-CoV-2. As atividades desenvolvidas integravam o PIE-Covid-19, incluindo as ações dos projetos Avaliação de estratégias de implantação do diagnóstico de Covid-19 e Produção de proteínas recombinantes para diagnóstico imunológico da Covid-19.

Outra parte do valor foi investida na aquisição de insumos, EPI’s e equipamentos para produção de álcool gel e sabonete líquido no Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico do CCO, além da compra de barriletes para armazenamento de álcool gel e água destilada. Todo o material produzido foi encaminhado aos campi da UFSJ e à Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, com posterior encaminhamento às unidades de saúde da cidade.

Com objetivo de garantir as condições sanitárias das instalações da UFSJ, foram adquiridos dispensers, álcool gel e álcool etílico, para a higienização de quem transita por todos os campi da UFSJ, contribuindo com a adequação dos ambientes aos protocolos de saúde.

Os professores e alunos dos cursos de Medicina dos campi Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e Dom Bosco (CDB) tiveram à disposição luvas, máscaras, aventais hospitalares, óculos de proteção e de segurança. Outros valores foram destinados a materiais hospitalares e farmacológicos, também ligados às atividades de servidores e estudantes.

Retorno presencial
14 de fevereiro de 2022 – quase dois anos depois, a UFSJ retoma em 100% suas atividades presenciais. Servidores de todos os setores puderam enfim se reencontrar fora das telas, seguindo todos os protocolos de biossegurança, como a exigência do comprovante de vacinação, medidas de higiene e uso de máscaras.

O mesmo aconteceu com cerca de 13 mil estudantes, dos 49 cursos de graduação da modalidade presencial, que iniciaram o semestre letivo no dia 7 de março de 2022.

A experiência desses tempos árduos está marcada na memória da UFSJ. O reitor Marcelo Andrade avalia que foram tempos difíceis, mas de total apoio da comunidade acadêmica às ações da nova gestão que se iniciou em 9 de maio de 2020. “Nosso desafio foi ainda maior, pois tínhamos tudo por fazer. Da elaboração de um plano de ação como alternativa à suspensão das aulas presenciais até a recomposição dos Conselhos Superiores, para que pudéssemos trabalhar junto com nossa comunidade propostas efetivas para o enfrentamento da pandemia, para o ensino remoto, para a assistência aos estudantes e para investimento em recursos didático-pedagógicos. Dois anos depois, podemos dizer que conseguimos superar aquele momento tão grave graças à nossa capacidade de mobilização.”

Ao fim desse ciclo dos 35 anos da UFSJ, fica a certeza do protagonismo da Ciência na preservação da vida e do comprometimento da Universidade no combate à desinformação e no cuidado com a saúde de seus alunos, professores, técnicos e colaboradores terceirizados.