Luciana Santos é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Ciência e Tecnologia

Publicada em 03/01/2023

A engenheira elétrica Luciana Santos, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tomou posse nesta segunda-feira, 2, como a nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula. Numa cerimônia concorrida, na sede do MCTI em Brasília – prestigiada pelas ministras da Saúde, Nísia Trindade; do Meio Ambiente, Marina Silva; e do Turismo, Daniela Carneiro –, Luciana Santos se tornou a primeira mulher na chefia do Ministério.

O ex-ministro Paulo Alvim transmitiu o cargo a Luciana em evento que contou com a participação de parlamentares, dirigentes de entidades vinculadas à área, assim como dezenas de reitores das instituições federais de ensino superior [foto].

Em seu discurso, a ministra reforçou a importância da ciência e da inovação e disse que vai trabalhar para que a ciência e a tecnologia sejam pilares do desenvolvimento nacional, com foco na redução das desigualdades, garantia da soberania do país e a busca de cooperações internacionais para alcançar esses objetivos.

“Temos de fato uma longa jornada pela frente, mas quero dizer a vocês que estou extremamente motivada e determinada. Se os desafios são imensos, as perspectivas são maiores ainda. Temos um povo talentoso, capaz, construindo experiências diversas em cada recanto deste país. Vamos aproveitar a inteligência brasileira. Vou usar essa motivação e experiência na gestão pública para fazer valer o fato histórico de ser a primeira mulher ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, apontou.

Como prioridades da nova gestão, a ministra Luciana Santos elencou a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); ampliação da oferta e atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq e Capes; políticas para o acesso de jovens à universidade; inclusão de meninas e mulheres na ciência e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.

Outras iniciativas que vão estar no radar da nova ministra: a expansão e consolidação do Sistema Nacional de CT&I; o apoio a projetos estruturantes de complexos industriais tecnológicos e de inovação; apoio a um programa integrado de desenvolvimento da Amazônia; retomada do programa de satélites de sensoriamento remoto em parceria com a China; execução do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro; o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro; o lançamento de uma nova Estratégia Brasileira de CT&I; a revisão da liquidação do Ceitec, o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada e formulação de uma estratégia para o setor de semicondutores, além da retomada da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia para fortalecer o diálogo com a comunidade científica.

Luciana Santos destacou ainda que vai honrar as mulheres pesquisadoras do país e a inclusão social na ciência. “Essa gestão vai honrar as milhares de mulheres que produzem e pesquisam nesse país, sua luta por respeito, inclusão e valorização. Essa gestão vai honrar a luta antirracista e a luta das pessoas negras por espaço na pós-graduação e no campo de pesquisa”, declarou.

Currículo
Natural do Recife, Luciana Santos foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, em 2018. Também presidiu o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (1995-1996), foi deputada estadual na legislatura 1997-2000 e prefeita de Olinda por dois mandatos consecutivos (2001-2008). Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2009-2010), foi eleita duas vezes deputada federal (2011-2018).

Com informações da Assessoria de Comunicação do MCTI