Marcelo encerra mandato no Foripes e destaca luta em defesa da educação

Publicada em 03/02/2023 - Fonte: ASCOM

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, é o novo presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes). Ele foi eleito em reunião presencial essa semana, a primeira desde a pandemia da covid 19, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), em Belo Horizonte. O encontro foi presidido pelo reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, que presidiu a entidade no último ano.

Ao encerrar seu mandato, Marcelo fez um balanço do trabalho desenvolvido pelo Foripes, destacando a união entre reitores e reitoras das entidades públicas de ensino superior de Minas Gerais como o ponto principal para a articulação das várias frentes de luta da entidade. Ele lembrou os diversos enfrentamentos ao governo Bolsonaro que, por diversas vezes cortou e/ou contingenciou verbas para a educação superior. "Em agosto do ano passado, por exemplo, chegamos a nos reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em busca de soluções para a falta de recursos. Discutimos, inclusive, a PLOA de 2023", destacou.

Marcelo enfatizou, por outro lado, que o Foripes sempre esteve atento e na defesa da democracia no Brasil. "Marcamos posição na luta pelo estado democrático de direito, sempre tomando decisões colegiadas e amparadas não só pelo embasamento jurídico, mas também pelo consenso das comunidades universitárias. Lutamos por mais recursos, pela inclusão e permanência dos alunos. Fizemos com que a voz das nossas instituições fosse ouvida", afirmou.

Nova gestão

Fazem parte da nova gestão, ainda, como vice-presidentes, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva, e a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. "Eu desejo que os companheiros da nova gestão conduzam com firmeza a defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Com certeza, a partir da eleição do presidente Lula, essa perspectiva é mais factível, pois o próprio presidente e o ministro da Educação, Camilo Santana, já acenaram nesse sentido", avaliou.

O novo presidente, João Chrysostomo, disse que os próximos desafios do grupo envolvem a formalização do Fórum como associação e o avanço em ações que buscam a valorização, a defesa e o desenvolvimento do ensino superior gratuito, público e de qualidade no estado de Minas Gerais, o que constitui uma marca da atuação do Foripes ao longo do tempo. “Temos pela frente um trabalho intenso com parlamentares no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como negociações com os demais atores públicos capazes de viabilizar as condições adequadas para que as instituições de Minas avancem em suas áreas de atuação (ensino, pesquisa e extensão), já que se tratam de atividades de interesse público e essenciais ao desenvolvimento regional e nacional”, comenta o reitor, informando que serão também pautadas ações para garantir o cumprimento dos compromissos do Governo do Estado, com a plenitude dos recursos já pactuados com as instituições.

Crysostomo disse, ainda, que “outra frente serão as ações conjuntas com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para que se proponha um indicador ao qual o financiamento do ensino superior público federal possa estar vinculado, de forma a garantir o funcionamento adequado, para que as instituições desempenhem, com cada vez mais qualidade, as suas atividades finalísticas”, acrescentou.

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público. Segundo o Censo da Educação Superior (2021), Minas Gerais tem mais de 200 mil matriculados na rede pública de ensino superior, o que equivale a 11% do total nacional, com grande impacto, portanto, sobre a formação profissional no País, além da ampla capacidade instalada para pesquisa, inovação e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária. As 19 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: UFLA, IFNMG, UFSJ, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) .

Luciene Tófoli - Assessoria de Relações Institucionais da UFSJ
Ana Alvim - Assessoria de Imprensa da UFLA