Cogecom/Andifes apresenta proposta de rede integrada de comunicação pública ao ministro Paulo Pimenta

Publicada em 07/02/2023

Nesta segunda, 6, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, recebeu os membros da Comissão de Comunicação da Andifes, reitores Lúcia Pellanda (UFCSPA) e Dácio Matheus (UFABC), e os representantes do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), órgão assessor da Andifes, para tratar da possibilidade de parceria entre as universidades federais, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Governo Federal na divulgação do conteúdo produzido pelas TVs e rádios universitárias.

“Entendemos que as universidades são muito importantes na produção de conteúdo a fim de fazer com que o governo volte a ser uma fonte confiável e tenha uma comunicação saudável com a população”, afirmou Paulo Pimenta.

“As universidades são um patrimônio do povo brasileiro, estão em 501 municípios e atendem a mais de 1,1 milhão de alunos, têm muito conhecimento sobre comunicação, sobre como combater a desinformação, sobre educação e saúde”, ressaltou a reitora Lúcia Pellanda.

Segundo Hélio Doyle, presidente da EBC, tão logo as reestruturações na Empresa estejam concluídas, há interesse em estabelecer parcerias para troca de conteúdo e divulgação de pesquisas científicas confiáveis. “A EBC pretende ter uma relação muito próxima com as universidades públicas federais, para desenvolver processos de comunicação conjuntos. O potencial que têm as universidades, tanto na divulgação de sua produção científica, quanto no aspecto tecnológico, permite um entrosamento muito grande com nosso sistema público de comunicação”, afirmou o presidente da EBC.

Os representantes das universidades apresentaram as TVs e rádios universitárias, o serviço de Streaming e a Agência de Divulgação Científica da Rede Ifes de Comunicação Pública, além de destacar o interesse em estreitar o diálogo com a EBC para geração de conteúdo na grade de programação da TV Brasil e Rádio Nacional. “Hoje nós temos condições de criar conteúdo com credibilidade científica e qualidade capaz de contribuir com a comunicação pública e divulgação científica, criando um grande banco de dados para toda a população do país, em especial os pesquisadores”, afirmou Maíra.

O sistema universitário federal conta com 33 TVs e 36 rádios universitárias que geram conteúdo educativo e cultural nas cinco regiões do país, com produções individuais e conjuntas, totalizando mais de 21 horas semanais de programação.

Também participaram do encontro Francisco Daher, da UFOP, membro do Grupo de Trabalho de Radiodifusão do Cogecom, e Mariana Pezzo, do Grupo de Trabalho da Agência de Divulgação Científica e Diretora do Instituto da Cultura Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Foto: Lucas Leffa