Lugar de mulher é na ciência! Pesquisadoras da UFSJ são destaque no MGTV2

Publicada em 13/02/2023

No último sábado, 11, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data objetiva dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por elas, além de incentivar a participação feminina na pesquisa, que muitas vezes é vista como um desafio devido às suas múltiplas jornadas.

A edição de sexta-feira, 10 de fevereiro, do MG TV 2, da TV Integração, destacou duas pesquisadoras da UFSJ.

Roseli Marins Balestra [foto], professora do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção da UFSJ (Demep), é engenheira química e pós-doutora em Engenharia de Superfícies. A pesquisadora precisa dividir sua rotina entre família-pesquisa-trabalho. Mãe de dois filhos, ela busca o equilíbrio entre as atividades, em uma luta constante e diária.

A representatividade de pesquisadores e pesquisadoras, de acordo com dados da Fapemig, é quase equivalente. Mas quando se compara a coordenação de projetos, é visível que a ocupação de postos de chefia ainda é desigual: 65% de homens e 35% de mulheres.

A vice-reitora da UFSJ, Rosy Ribeiro, relembra os desafios da mulher nas ciências: “Para se manter como pesquisadora, ela tem que ser competitiva. Isso significa que ela tem que publicar muito, tem que aprovar projetos. Então é uma carga de trabalho muito maior, além de a gente não contar com uma rede de apoio, porque muitas vezes nós saímos da nossa cidade.”

Assista aqui à matéria completa.