UFSJ lança edital do Inverno Cultural 2023

Publicada em 13/02/2023

A Universidade Federal de São João del-Rei comunica que está aberta a temporada de envio de propostas artístico-culturais que vão compor a programação do 34º Inverno Cultural UFSJ. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, que coordena o evento, lançou, na última sexta, 10, o edital para a edição deste ano.

O festival de artes integradas vai ser realizado de 8 a 16 de julho de 2023, nas cidades mineiras de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco, e também em modo virtual, na página do Inverno. Os proponentes devem prever a realização das atrações nesses dois cenários, como foi nas edições de 2021 (realizada on-line) e 2022 (presencial).

Pelo edital, serão classificadas até 71 propostas, em 22 modalidades, divididas em cinco áreas temáticas: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura. Grupos e artistas (com CNPJ) podem se inscrever de 28 de março até 11 de abril, às 17h, exclusivamente pelo sistema disponível no site www.invernocultural.ufsj.edu.br. Esse tempo de consulta ao edital é necessário não só para a redação da proposta a ser submetida, como também para providências relativas à documentação para se inscrever no festival.

A edição 2023 do Inverno Cultural UFSJ terá como tema Operários da Arte, e se inspira nos 90 anos do quadro Operários, de Tarsila do Amaral, artista plástica modernista brasileira. A partir da obra, o festival vai abordar o contexto atual e o papel das pessoas que trabalham com as mais diversas manifestações artísticas. Não só os artistas, mas os profissionais da produção, da construção e que refletem sobre a Arte.

O edital pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos: https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais ou https://www.ufsj.edu.br/proex/editais.php, onde também será divulgado, no dia 6 de junho, o resultado da seleção.

Outras informações: invernocultural@ufsj.edu.br e (32) 3379-2510.