CPEL recebe inscrições de educadores até esta sexta, 17

Publicada em 16/03/2023

O Cursinho Popular Edson Luís (CPEL) recebe inscrições até amanhã, 17 de março, para novos educadores, que possam assumir disciplinas em diversas áreas de ensino ou atuar em núcleos de trabalho do Cursinho.

Um dos núcleos de atuação é o da Biblioteca Popular, que está sendo construída no bairro São Dimas. Também há vagas para os núcleos de Secretaria e Finanças, Material Didático, Comunicação e Produção de Documentário, entre outros.

Podem se inscrever graduandos, graduados e alunos de pós, e também quem tem interesse em participar, mas não cursa nenhuma licenciatura, podem ser colaboradores.

As aulas ocorrem à noite, presencialmente, no Campus Dom Bosco da UFSJ, salas 2.11 e 2.12, no pavilhão de aulas, das 19h às 20h30, e das 20h45 às 22h15. Cada educador assume, em média, três aulas por mês.

O CPEL atende cerca de 50 educandos e conta com uma equipe com aproximadamente 40 educadores populares, que colaboram na construção de um cursinho popular, que funciona por meio de núcleos de atuação e reuniões semanais.

As vagas não são remuneradas, mas todos os participantes recebem o certificado de horas como extensionistas, além de contribuírem para a democratização do acesso ao Ensino Superior.

O edital completo, com todas as informações, está disponível neste link.

Edson Luís
O Cursinho Popular Edson Luís é um programa de extensão da UFSJ, realizado em parceria com o movimento social Levante Popular da Juventude, que, desde 2014, vem auxiliando a classe trabalhadora e seus filhos a ingressarem no Ensino Superior. O nome do cursinho homenageia o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, morto por policiais militares durante a ditadura.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)