VII Fórum Permanente de Museus Universitários

Publicada em 21/03/2023

O VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU) ocorre, em formato presencial, durante os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, com o tema 30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI.

O evento é co-organizado pelas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), representadas por servidoras dos respectivos museus e coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ); Escola de Museologia (UNIRIO) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS UNIRIO-MAST).

A proposta do evento é reunir profissionais, estudantes, voluntários e interessados nas discussões acerca dos museus e coleções universitárias, a partir de um programa científico que inclui conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas.

O evento vai ocorrer em auditórios e salas das referidas universidades e instituições parceiras, com transmissão remota de algumas atividades.

A programação terá como referência os seguintes eixos temáticos:
1. Panoramas históricos – trazer ao debate contribuições desde a década de 1990 que dialoguem ou se contrapõem às contemporâneas;
2. Provocações reflexivas – estimular novas e provocativas reflexões;
3. Perspectivas empíricas – propiciar um espaço para difusão e promoção de práticas que já existem e têm promovido novas interlocuções com os diferentes coletivos;
4. Proposições metodológicas – promover e/ou apresentar proposições metodológicas, tendo sempre em conta a diversidade de realidades e coletivos que nos cercam, tanto a partir da reflexão quanto da experiência empírica, ou da correlação entre ambos.

Entre os dias 1º e 30 de maio, estarão abertas as inscrições para o primeiro lote de ouvintes, com valor previsto de R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudantes. Toda a programação está disponível aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail forumdemuseusuniversitarios@gmail.com.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)