Duda Salabert faz palestra na UFSJ, encerrando Semana de Acolhida aos Calouros

Publicada em 24/03/2023

Na sexta-feira da próxima semana, 31 de março, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco, a deputada federal Duda Salabert (PDT/MG) estará na UFSJ, como convidada para o encerramento da Semana de Acolhida aos Calouros. Diversidade sexual e de gênero na educação superior será o tema de sua palestra, da qual participará também a enfermeira obstétrica e sanitarista Gabriela Reis. Se você não puder estar presente, lembramos que o evento será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

O convite vem para celebrar, igualmente, o lançamento oficial da comissão que vai discutir aquela temática na UFSJ, com o objetivo de estabelecer uma política institucional que tenha como foco a promoção da equidade e igualdade de gênero e o combate às violências contra as mulheres e as pessoas LGBTQIA+.

A comissão é composta pelas professoras Cristiane Medina Finzi Quintão (pró-reitora de Ensino de Graduação), Juliana Borges Oliveira de Morais (Colil), Adelaine Carbonar (Cogeo), Elaine Rizzutti (Coefi), Isabela Saraiva Queiroz (Dpsic), Ana Paula Madureira (Depeb), Elídia Maria Guerra (Dqbio); pela técnica de laboratório Deise Aparecida de Castro Araújo Carvalho (Deceb); a assistente social Cristiana Jorge (Proae), a egressa do curso de Jornalismo Agnes Reitz, e aguarda a indicação de representante do DCE.

Segundo a pró-reitora, cinco universidades do país já têm política de proteção à população LGBTQIA+ institucionalizada e consolidada: UNIFESP, UFABC, UFSM, Federal de Pelotas e, em Minas Gerais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “A UFSJ quer estar entre elas, trazendo sua colaboração para esse debate tão atual”, destaca.

Duda Salabert
Com mais de 208 mil votos, foi a primeira deputada federal trans na história de Minas Gerais, protagonismo que vem desde sua eleição para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2020. No pleito nacional, ficou em terceiro lugar na lista geral dos eleitos ao cargo, mantendo o recorde conquistado como a vereadora mais votada da história do legislativo na capital mineira.

Natural de Belo Horizonte, Duda foi professora de Literatura por 20 anos, atuando na educação popular e na rede privada de ensino. Na esfera da educação popular, idealizou e coordenou em BH a Transvest, projeto educacional que oferece cursos gratuitos de pré-vestibular para transexuais e travestis. Vegana há oito anos, Duda sonha com uma sociedade ecocêntrica, que tenha políticas públicas voltadas para a educação ambiental, a redução dos agrotóxicos e a diminuição de impostos sobre frutas, legumes, verduras e produtos orgânicos.

Mãe da Sol, foi a primeira transexual do Brasil a efetivar o direito à licença maternidade por 120 dias pelo INSS e a disputar o cargo de senadora; mesmo não sendo eleita, recebeu mais de 351 mil votos – fato que a colocou como a quarta mulher mais votada da história das eleições de Minas Gerais.

Gabriela Reis
Enfermeira obstétrica e sanitarista, Gabriela é doutoranda em Saúde e Enfermagem com ênfase em Saúde Coletiva na UFMG e mestra em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia pela mesma Universidade. Fez residência em Enfermagem Obstétrica pelo Hospital Sofia Feldman, se especializou em Micropolítica da Gestão do Trabalho em Saúde pela UFF (2018) e em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Também é pesquisadora do Observatório de Políticas e Cuidado em Saúde da UFMG, do Observatório de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e faz parte do Global Burden of Disease. Egressa do VER-SUS Brasil, foi co-fundadora do Fórum Fazer-SUS e membra da Coletiva Adelaides.

No Ministério da Saúde, atuou na coordenação da Ouvidoria Itinerante e como apoiadora da Implantação do Sistema Nacional de Ouvidorias. Na esfera municipal, atuou como diretora de Planejamento do SUS Contagem. Atualmente, Gabriela coordena o Núcleo de Saúde da Assessoria Técnica Independente às Pessoas e Comunidades Atingidas pela Mineração em dez municípios da Bacia do Paraopeba em Minas, e tem se dedicado a pesquisas na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Crítica, Determinação Social da Saúde e Micropolítica.