Plano de Desenvolvimento Institucional: histórico na UFSJ


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é o documento que identifica a Instituição no que diz respeito ao seu papel social, à sua filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve.

O PDI é também o documento que orienta o planejamento da Instituição no período de sua abrangência, identificando as ações e atividades a serem desenvolvidas tanto no plano acadêmico quanto administrativo.

 

 Histórico dos planos da UFSJ

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) anterior da UFSJ, com vigência decenal prevista para o período 2006 a 2016, ocorreu durante o ano de 2006. Em abril de 2007 foi encaminhado à Reitoria para avaliação, porém precisou ser inteiramente revisado. No ano de 2007 a UFSJ optou por assumir novos desafios e levou adiante expressiva expansão com a criação das novas unidades educacionais Campus Alto Paraopeba, Campus Centro Oeste “Dona Lindu”, Campus Sete Lagoas, além da a adesão da universidade ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com 11 novos cursos de graduação nas unidades educacionais de São João del-Rei. Essa revisão realizada em 2007 e 2008 manteve a previsão decenal de vigência do PDI, ficando o prazo entre 2009 a 2018.

Em agosto de 2012 uma nova gestão assumiu a condução da universidade, com modificação de toda equipe dirigente. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), indicou à Reitoria, em seu plano de providências, relativo ao ano de 2012, a necessidade de uma revisão completa do PDI e redução do prazo de uma década para um quinquênio.

Este trabalho foi uma oportunidade valiosa que ensejou uma reflexão sobre os rumos que a universidade desejou trilhar no ciclo 2014-2018. Ao longo do ano de 2013, a UFSJ procedeu a revisão de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a incorporação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSJ foi realizada no âmbito do Conselho Universitário, onde se fazem representados um docente de cada unidade acadêmica, cinco representantes do segmento técnico administrativo e cinco dos discentes, além de dois representantes da comunidade externa.

 

 Construção do PDI participativo 2019-2023

(Em construção)