O Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Dependência Química foi criado pela Resolução 007 CONEP de 06 de abril 2022.

Visando criar um curso inovador, formado pela iniciativa e empenho de professores e pesquisadores na área de saúde, apresentando um diferencial focado principalmente em problemas regionais para que a pesquisa também seja promotora de mudanças da realidade local, de forma a promover a saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Diante do exposto, a UFSJ criou um curso formado pela iniciativa e empenho de professores na área da saúde, apresentando um diferencial focado principalmente em problemas regionais para que a formação também seja promotora de mudanças da realidade local promovendo a saúde, o alívio de sofrimento e consequentemente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Esta proposta, a qual faz parte de um projeto sócioeducacional iniciado pela ampliação da UFSJ com a criação do CCO, é capaz de trazer mudanças na qualidade da assistência à saúde para comunidade local e regional, tanto na atenção primária, secundária quanto na atenção terciária à saúde.

A formação em dependência química busca oferecer uma atenção especial ao paciente e sua família, de forma a promover a prevenção, controle da dependência e promoção da abstinência e a construção de vínculos (afetivos e de confiança, dentre outros), uma melhor comunicação entre os profissionais, o paciente e sua família, que permita compartilhar decisões, respeitar a autonomia do paciente, buscar atender os pequenos e grandes desejos do paciente, garantir respostas honestas para suas limitações e potencialidades.

De maneira prática, este curso busca levar a uma ampliação do conhecimento em dependência química, para que seja capaz de planejar, coordenar e assistir de maneira efetiva as pessoas em situação de dependência química. Essa formação permitirá um acesso mais equânime e universal de todos os cidadãos envolvidos, diminuindo o sofrimento humano e proporcionando maior qualidade de vida à essas pessoas e seus cuidadores/familiares.

 

Objetivo Geral:

Capacitar profissionais de nível superior para prestar assistência sistematizada integral usuários dos serviços de saúde, abrangendo pacientes dependentes químicos mediante aquisiçãde conhecimentos técnico-científicos.

Objetivos Específicos:

  • Identificar os principais fatores determinantes da Dependência Química ao longo do ciclo da vida;
  • Qualificar para o cuidado em Saúde Mental com ações em nível primário, secundário ou terciário do Sistema Único de Saúde;
  • Compreender as oportunidades de prevenção da Dependência Química e promoção da Saúde Mental ao longo do ciclo de vida;
  • Promover a ampliação da prática do profissional da área de saúde para o contexto social em que os usuários do Sistema Único de Saúde estão inseridos com foco na prevenção da Dependência Química.

Público - Alvo:

Profissionais com formação superior na área das ciências da saúde e áreas afins que possam atuar de forma interdisiplinar junto a pacientes com doenças/condições crônicas que ameacem a continuidade da vida e seus cuidadores/familiares.

 

Carga Horária:

O curso de especialização terá uma carga horária total de 360 horas/aula, sendo 320 horas/aula em em sala de aula com atividades teóricas e trabalhos de grupo e individuais e 40 horas/aula em sala em atividades teóricas e práticas de metodologia da pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso.


Última atualização: 30/11/2022