Resumo do Curso

O Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João Del-Rei oferece o Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território com Área de Concentração em Desenvolvimento, Planejamento e Território.

O Programa de mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território tem como objetivo geral promover ações efetivas de ensino, pesquisa e extensão que possam impulsionar o desenvolvimento, buscando promover o conhecimento de bases teóricas, metodológicas e instrumentais.

O Programa centra-se nos estudos das relações entre Desenvolvimento, Planejamento e Território, reconhecendo que apesar da relevância das ciências econômicas para sua compreensão, esta requer a contribuição de outras áreas do conhecimento, demandando tratamento interdisciplinar. Nesse sentido, o mestrado se propõe a interagir conhecimentos das áreas de humanidades, das ciências sociais e das exatas e da terra, de forma a oferecer subsídios aos discentes para analisar as dinâmicas econômicas, sociais, ambientais, culturais, políticas e espaciais que compõem o processo de desenvolvimento.

A compreensão da realidade territorial, diante dessas dinâmicas, permite contribuir com o planejamento de políticas públicas e ações dos diferentes atores sociais em prol do desenvolvimento. Esta relação é trabalhada a partir do entendimento do território como uma construção social, no qual interagem atores em diferentes escalas espaciais (locais, regionais, nacionais e internacionais).

O Programa de mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território visa proporcionar ao estudante uma visão crítica, formando profissionais capazes de identificar e analisar as dinâmicas territoriais em suas múltiplas dimensões. Criar habilidades interdisciplinares capazes de compreender as dimensões do desenvolvimento e contribuir com o planejamento territorial, auxiliando os diferentes atores sociais em suas articulações.

O mestre deverá ingressar no mercado de trabalho, com capacidade de atuarem diferentes campos, como o acadêmico, atuando no ensino, pesquisa e extensão; agências de pesquisa, analisando e propondo projetos direcionados a realidades complexas e conflituosas, que compõem os territórios; órgãos de planejamento públicos, privados ou do terceiro setor, formulando políticas e programas de desenvolvimento.

 

Área de Concentração

Desenvolvimento, Planejamento e Território 

Estuda os processos de desenvolvimento e sua promoção nos territórios por meio do planejamento, tendo em conta diferentes escalas territoriais e suas inter-relações. Expressa a preocupação permanente dos Professores ligados ao Programa com a reflexão teórica e empírica relacionada tanto à compreensão dos processos históricos, quanto sua transformação em processos de desenvolvimento, bem como as condições institucionais para tanto. Inclui-se aqui as relações de poder entre atores com diferentes territorialidades e os quadros de hegemonia em diferentes âmbitos – subnacionais, nacionais e supranacionais. No bojo multifacetário das questões ligadas ao desenvolvimento, o trabalho no âmbito do Planejamento Urbano e Regional direcionado a área de concentração Desenvolvimento, Planejamento e Território é desdobrada nessa proposta em duas linhas de pesquisa: Planejamento, Economia Internacional e Território; e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território.

 

Linhas de Pesquisas

Linha de pesquisa 1 - Planejamento, Economia Internacional e Território

As pesquisas que caracterizam a linha Planejamento, Economia Internacional e Território exploram o estudo da nova ordem global e suas possibilidades de desenvolvimento. Essa linha avança desde a Economia internacional enquanto disciplina em direção à Economia Política Internacional e às análises da conformação do sistema interestatal. No tocante a isso, busca compreender as assimetrias de poder as quais se manifestam em diferentes territorialidades. A Linha de Pesquisa abraça assim, a revisão teórica das teorias do comércio internacional; as diferentes formas de intervenção estatal nos fluxos de finanças e comércio; as relações entre comércio internacional e crescimento econômico; inclusive o local e o regional, a integração regional; negociações internacionais e; a Nova Geografia Econômica do comércio internacional.

 

Linha de pesquisa 2 - Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território

No âmbito dessa linha de pesquisa serão realizadas análises e pesquisas que tratam dos processos de desenvolvimento e sua sustentabilidade. Leva-se em conta diferentes territorialidades e as diversas formas em que elas se inter-relacionam. O foco na sustentabilidade dos processos de desenvolvimento nos territórios permite abarcar as problemáticas socioambientais, culturais, políticos-institucionais e econômicas. Considera-se, nessas problemáticas, os diferentes instrumentos metodológicos, preconizando a diversidade teórica e conceitual na formação dos egressos. Caminha-se aqui da Economia do Desenvolvimento, da Economia Regional e da Geografia Econômica em direção a uma pluralidade de enfoques. Esses enfoques, em permanente debate com as demais Ciências Sociais e Humanas, vão desde a Nova Geografia Econômica até a perspectiva do Capitalismo Histórico, passando pela Economia Institucional.


Última atualização: 29/03/2022