DA ATENÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

 

Os programas e ações de atenção à saúde são desenvolvidos por equipe multiprofissional da UFSJ (destinados aos (às) discentes que não se enquadram nas categorias de classificação de A a E ou nos perfis de I a XII do Processo de Avaliação Socioeconômica - PASE nos últimos dois anos)

 


⇒ DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA DA PROAE 

 

ATENDIMENTOS COM AS PSICÓLOGAS DA PROAE - PROGRAMA ACOLHER

OUTRAS AÇÕES

 

 

 

DO AUXÍLIO SAÚDE

O Auxílio-Saúde caracteriza-se por assistência suplementar, oferecendo atendimento médico nas áreas de clínica médica, ginecologia, oftalmologia, exames laboratoriais e também atendimentos na área da saúde bucal e mental para o (a) discente que se enquadrar nas categorias de classificação de A a E ou nos perfis de I a XII do Processo de Avaliação Socioeconômica - PASE, com Índice de Vulnerabilidade Social vigente (últimos dois anos).

 

 

DOS ATENDIMENTOS NOS AMBULATÓRIOS MULTIPROFISSIONAIS DE ESPECIALIDADES - AME

Os Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades da UFSJ (AME) são uma parceria do curso de Medicina/Campus Dom Bosco com a Secretaria de Saúde de São João del-Rei, agora atuando também com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

O centro oferece serviços médicos especializados e gratuitos aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFSJ. No AME, acadêmicos orientados por professores médicos da UFSJ, prestarão atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria Cardiolótica, Cirurgia Ambulatorial (pequenas cirurgias), Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Psiquiatria.

Fluxo para atendimentos pelo AME para discentes da UFSJ

  • O (a) discente preenche o formulário próprio para solicitação de atendimento. Em caso de dúvidas entrar em contato com o SEASE através dos e-mails: discentes dos Campi São João del-Rei – sease@ufsj.edu.br, discentes do CAP – sease_cap@ufsj.edu.br, discentes do CCO - assistenciaestudantil_cco@ufsj.edu.br e discentes do CSL – sease_csl@ufsj.edu.br
  • Recebida a solicitação, a PROAE verifica se o status de matrícula do (a) discente está regular no sistema SIGAA.
  • Após confirmação do status de matrícula, a PROAE emite a guia de autorização para atendimento, limitada a duas guias semanais por especialidade clínica, e envia para o e-mail do (a) discente com cópia para o AME
  • O (a) discente, após recebimento da guia, deverá entrar em contato no AME pelo e-mail ame@ufsj.edu.br,num prazo máximo de sete dias, para realizar o agendamento do atendimento.
 

⇒ DAS REDES DE APOIO DO GOVERO FEDERAL

PODE FALAR

O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos que funciona de todos os dias, exceto domingos e feriados, das 10h às 22h, horário de Brasília. Caso precise falar com alguém fora deste horário, procure o CVV!

    CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - CVV

    O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.


    Última atualização: 19/09/2023