- Inaugurado dia 25 de maio de 2009 pelo Ministro das Comunicações, Hélio Costa;

- Desenvolvido pela UFSJ, o Telecentro Móvel integra o Programa de Inclusão Digital que o governo federal desenvolve em todo o país;

- O Ministério das Comunicações investiu 350 mil reais para aquisição e montagem de todo o equipamento instalado,

- Atende não só a São João del-Rei, mas toda a comunidade do Campo das Vertentes e as cidades onde a UFSJ tem campus;

- É uma importante ferramenta de estudo, pesquisa e conhecimento;

- Leva acesso gratuito à internet a toda comunidade que demanda essa tecnologia, mas que ainda não teve oportunidade de acesso; ela chega via satélite através de um programa criado pelo governo federal chamado Gesac. Um vantagem a mais, pois não é necessário conectar a nenhum cabo ou rede, basta apenas posicionar adequadamente a antena .

- Além de aulas práticas de inclusão digital, o Telecentro Móvel permite muitas outras iniciativas. A UFSJ desenvolve projetos e programas de extensão que utilizam frequentemente o Telecentro. Alunos da Escolinha de Futebol do Social Futebol Clube, em Matosinhos, receberam aulas de informática duas vezes por semana. Já as comunidades descendentes dos quilombolas, localizadas nos municípios de Nazareno e Coronel Xavier Chaves, conheceram de perto a tecnologia do Telecentro através de um programa de extensão que valoriza a História e Cultura Africana e Afro-brasileira.

- Durante o Inverno Cultural da UFSJ, o Telecentro Móvel teve participação especial, mas não como ferramenta de inclusão digital, e sim, para levar arte e cultura. Foram exibidas sessões gratuitas de clipes de fotografias em vários pontos da cidade, produzidos pelos alunos do Curso de Jornalismo da UFSJ. Afinal, o Telecentro é equipado com telão e data show.

- E o Telecentro Móvel pode ser muito mais. A comunidade também pode querer o Telecentro através de outras demandas. Ele está aí para servir, seja para levar um curso de informática, seja para exibir um filme, seja para levar cidadania.

Equipamentos que compõem o Telecentro Móvel

DESCRIÇÃO QUANTIDADE
Microcomputador completo para a função de servidor 01
Microcomputador completo 17
Impressora multifuncional 01
Tela para Projeção 02
Datashow 01
Aparelho de DVD 01
Aparelho de ar condicionado 02
Gerador de energia 01
Televisão de TV 29” 01
Cadeiras para computadores com rodas 07
Cadeiras desmontáveis 24
Mesas quadradas desmontáveis 06
Ônibus adaptado para funcionamento de um Telecentro Móvel com capacidade para 18 computadores e via de acesso a portadores de deficiência física 01

 

Clique aqui para acessar o formulário de solicitação do agendamento do Telecentro Móvel.

 


Última atualização: 25/07/2016