Dia de Feira


Se está na época, tem na feira!

Feira de Agroecologia e Economia Solidária

 

 

Não existem alimentos bons ou ruins, mas comida de verdade ou não.

 

 

 

 

O que é o projeto DIA DE FEIRA?

"Dia de Feira" é um projeto de extensão, desenvolvido pela PROGP que objetiva a implantação de uma Feira de Agroecologia e Economia Solidária dentro da UFSJ promovendo a saúde e a qualidade de vida de toda comunidade acadêmica assim como da comunidade externa.

 

A feira dentro da Universidade promove o estímulo ao consumo e utilização de alimentos frescos, em especial aqueles oriundos da agricultura familiar e preferencialmente produzidos na região, respeitada a sazonalidade e a safra.

 

O "Dia de Feira" valoriza a nutrição saudável e busca promover a segurança alimentar e nutricional, viabilizando o consumo alimentar de base agroecológica e incentivando meios sustentáveis de consumo, além de valorizar a economia solidária da cidade.

 

 

Quais são os perigos dos agrotóxicos?

Além dos estragos causados pelos agrotóxicos durante sua produção, transporte e aplicação na agricultura, esses pesticidas também deixam resíduos em nossa comida, no solo, na água, no ar, na alimentação escolar e até no leite materno.

Agrotóxicos são substâncias químicas feitas para 'matar', e por isso não deveriam ser utilizadas no processo de produção de alimento.

 

É possível produzir alimentos sem agrotóxicos?

Sim!

Diversas experiências no Brasil e no mundo mostram que a agroecologia é um caminho possível e extremamente necessário.

 

Mas o que é agroecologia?

Na busca de agroecossistemas sustentáveis, a agroecologia pode ser vista como uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza, dentre as quais se destaca a sucessão natural, que permite a recuperação da fertilidade do solo, sem o uso de fertilizantes minerais, e o cultivo sem o uso de agrotóxicos, por meio de ações que buscam o equilíbrio natural dos componentes do solo.

 

Além do cultivo do solo, a agroecologia proporciona toda uma relação ampliada do meio em que se vive. Seja na relação social, na relação econômica, no respeito com agricultor, etc., o alimento agroecológico alcança um estado que torna a agricultura um meio para a construção de uma sociedade mais unida, mais justa e solidária.

 

 

Alimento orgânico

Refere-se ao alimento que não recebeu adubação química, agrotóxicos ou herbicidas durante sua produção.

Produção agroecológica

Forma de produção na qual se destacam as práticas que promovem o equilíbrio entre o solo, a água e a planta, permitindo de forma sustentável a produção sem o uso de produtos sintéticos e garantindo o respeito ao equilíbrio da natureza.

Transição agroecológica

Processo gradual de mudança de práticas e de manejo de agroecossistemas, tradicionais ou convencionais, por meio da transformação das bases produtivas e sociais do uso da terra e dos recursos naturais, que levem a sistemas de agricultura que incorporem princípios e tecnologias de base ecológica.

 

Quais os produtos serão comercializados no DIA DE FEIRA?

Serão comercializados produtos de base agroecológica oriundos da região das Vertentes, cultivados sem utilização de agrotóxicos e aditivos químicos. Os produtores participantes da feira estão em processo de certificação dos produtos de origem vegetal Sem Agrotóxico - SAT.

Respeitando a sazonalidade, o Dia de Feira traz para a UFSJ uma variedade de produtos em cores, sabores e propriedades nutricionais. Confira um pouquinho do que tem no Dia de Feira:

  • Vegetais Folhosos: agrião, rúcula, alface, repolho, peixinho, chicória, ora-pro-nóbis, azedinha, taioba, couve, bertalha, e outras;
  • Cenoura, rabanete, tomate, quiabo, abobrinha, abóbora d’água, chuchu, chuchu de conserva, berinjela;
  • Mandioca, inhame, cará;
  • Temperos e ervas: manjericão, cebolinha, coentro, colorau, sal temperado;
  • Frutas: laranja, mexerica, limão, bananas de diversas variedades, abacate, caqui;
  • Massas artesanais comuns e integrais, pães e bolos caseiros com e sem glúten, preparados com e sem leite;
  • Antepastos, geleias, pimentas e molho de pimenta;
  • Manteiga, queijo, iogurte e creme de kefir;
  • Feijão, ervilha e milho verde;
  • Ovo caipira.

Quando posso adquirir meus produtos no "Dia de Feira"?

A feira acontecerá todas as quintas feiras das 09 às 13 horas, exceto em dias de recessos e feriados, no pátio central inferior do campus Santo Antônio (ao Lado do Sinds UFSJ)

 

Traga a sua SACOLA RETORNÁVEL!

Pequenas atitudes ecológicas ajudam a economizar e trazem benefícios para o nosso dia a dia.

Conscientize-se! O uso das sacolas retornáveis é importante para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e para a diminuição do impacto ambiental.

 

 

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão e arte.

A gente não quer só comida,

A gente quer saída para qualquer parte.

A gente não quer só comida,

A gente quer bebida, diversão, balé.

A gente não quer só comida,

A gente quer a vida como a vida quer.


(Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

Apoio:

 


Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - PROGP
Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Campus Santo Antônio, Praça Frei Orlando, 170, Sala 1.06, Centro
CEP: 36.307-352 - São João del-Rei-MG
Contatos: progp@ufsj.edu.br / +55(32)3379-5476
Voltar