OFICINAS E MINICURSOS OFERECIDOS


  

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE NOVEMBRO DE 2019

Local: Campus Dom Bosco - UFSJ

 

 

Minicurso: Análise psicoeducacional do comportamento gráfico de crianças e adolescentes do CEREI 

 

Ementa: O minicurso propõe realizar uma análise psicoeducacional do comportamento gráfico de crianças e  adolescentes do CEREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva, a partir de texto motivador sobre a inclusão de pessoas com TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

Instrutor (a/ es): Antonia de Fátima Lima (Psicóloga / CEREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva de São João del-Rei)

 

Público Alvo: Estudantes e profissionais de psicologia, pedagogia e áreas afins.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.103

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30   Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Como construir e reformar o espaço utilizando o conceito de Design Universal ? 

 

Ementa: A oficina tem por objetivo instruir o público em geral sobre como construir e reformar tendo por base os princípios do Design Universal, que em síntese, busca universalizar o acesso das pessoas ao maior número  de locais possível, incluindo as que possuem mobilidade reduzida e diferença funcional (deficiência).

 

Instrutor (a/ es): Fernanda Nascimento Corghi (Professora / UFSJ)

 

Público Alvo: Interessados em aprender como aplicar os princípios do Design Universal em projetos de construção e reformas.

 

Material do Aluno: O aluno pode trazer materiais que já possuir sobre o assunto, tal como a NBR 9050 (impressa ou em pdf) e materiais sobre desenho universal (recortes de revista, exemplos, textos, etc).

 

Local: CDB - sala 1.99

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30   Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Introdução à escrita braile 

 

Ementa: Introdução a escrita no sistema braile com prática com reglete.

 

Instrutor (a/ es): Silvia Elena Ventorini (Professora / UFSJ), Ana Luisa Teixeira (Discente / UFSJ) e Maiklei Augusto Arcanjo (Discente / UFSJ)

 

Público Alvo: Professores do Ensino Básico, Graduandos e Pós-gradundos e demais interessados na temática.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.104

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30   Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Introdução à Legendagem para Surdos 

 

Ementa: Minicurso visando o ensino e prática de como legendar filmes para surdos, incluindo: aspectos de traduções inter- e intralinguísticas; aspectos técnicos da legendagem, tais como: redução, condensação, omissão e segmentação (DÍAS-CINTAS & REMAEL, 2007); e explicitação por adição e especificação. motivadas por diferenças culturais, mudanças no canal semiótico e pela necessidade de redução (PEREGO, 2003). Os participantes terão uma breve experiência prática elaborando legendas para surdos para um vídeo curto.

 

Instrutor (a/ es): Marcos Pereira Feitosa (Professor / UFSJ)

 

Público Alvo: Comunidade interna e externa.

 

Material do Aluno: Fones de ouvido P-2 estéreo (obrigatório), e pen drive (opcional)

 

Local: CDB - sala 2.48B (Laboratório de Informática)

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30   Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Os direitos sociais e educacionais das pessoas surdas 

 

Ementa: A proposta deste minicurso tem como intuito discutir sobre o olhar do Serviço Social acerca das pessoas surdas nas diversas questões: contexto histórico e educacional dos surdos; as principais legislações existentes e os equipamentos específicos no atendimento ao surdo na rede socioassistencial e escolar.

 

Instrutor (a/ es): Rafael Silva Guilherme (Professor / UFJF)

 

Público Alvo: Surdos e ouvintes.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.97

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30   Carga Horária: 3h30

 


Minicurso: Relação família e escola no Transtorno do Espectro Autista 

 

Ementa: O autismo é geralmente identificado por dificuldades em três áreas principais: comunicação, habilidade social e comportamento (SILVA ET AL, 2012; CAMARGOS JR. ET AL, 2017). Além disso, o espectro divide-se em leve, moderado e grave, em um contínuo. Este minicurso pretende primeiramente abordar as características da pessoa com TEA, ressaltando o papel da escola no processo de socialização e desenvolvimento global da pessoa com TEA (passando, se necessário, por recursos de comunicação alternativa – SCHIRMER ET AL, 2011; FERREIRA, 2018). Em seguida, falaremos sobre as necessidades de adaptação do conteúdo programático (GONZAGA E BORGES, 2018), bem como da importância da efetiva participação da família nos processos de desenvolvimento (tanto social quanto acadêmico) do autista. Reconhecer as tensões entre famílias e escola quando se trata de um aluno com transtorno do espectro autista e propor caminhos alternativos para estas tensões, em busca do melhor desenvolvimento do aluno com TEA é um processo bastante comum e que pode ser produtivo para todos, quando trilhado em harmonia. O minicurso será permeado de exemplos que possam esclarecer os pontos abordados.

 

Instrutor (a/ es): Fernanda Henriques Dias (Professora / UFSJ) e Daniele Márcia Muffato (ASPAS - Associação Municipal de Pessoas com Autismo)

 

Público Alvo: Professores, professores de apoio/mediadores escolares, pais de autistas, profissionais da educação, professores em formação e demais interessados.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local:CDB - sala 1.98

 

Hora de Início: 08h            Hora de término: 11h30       Carga Horária: 3h30

 


Minicurso: A dialética nos núcleos familiares sobre a ótica da inclusão na sociedade contemporânea: arranjos e (re)arranjos. 

 

Ementa: O presente minicurso propõe-se a apresentar uma reflexão das transformações ocorridas nos núcleos familiares na sociedade contemporânea. A atualidade movimenta-se num arranjo e (re)arranjo num processo de construção e desconstrução permanentes das relações societárias, sobretudo nos núcleos familiares. O trabalho realizado pelo serviço social no CEREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva ratifica a análise acima abordada.

 

Instrutor (a/ es): Merilane Emanuele Cardoso (Assistente Social / CEREI - Centro de Referência em Educação Inclusiva de São João del-Rei)

 

Público Alvo: Estudantes e profissionais do serviço social, da psicologia, da pedagogia e demais interessados.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.98

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Adaptações didáticas de atividades escolares para estudantes com deficiência visual 

 

Ementa: A oficina tem como foco apresentar e realizar adaptações didáticas de atividades escolares para estudantes com deficiência visual em diversas áreas. A metodologia a ser utilizada se baseia nas seguintes etapas: descrição de imagens e orientações gerais sobre práticas pedagógicas. Os resultados esperados com a aplicação da oficina são execuções e ideias de adaptações didáticas, tais materiais podem auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de pessoas com deficiência visual.

 

Instrutor (a/ es): Gabriela Santos Leite (Revisora de Textos Braille / IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora)

 

Público Alvo: Estudantes de licenciaturas e profissionais da área da educação.

 

Material do Aluno: caneta, lápis e borracha

 

Local: CDB - sala 1.66

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30

 


Minicurso: Como realizar de forma adequada a Transferência de uma pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida 

 

Ementa: Transferir uma pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida de um lugar à outro normalmente envolve grande esforço físico do cuidador e desconforto para a pessoa que necessita do auxílio. Ao realizar as transferências devemos ter alguns cuidados como a segurança e saúde do cuidador, que normalmente se posiciona inadequadamente e exerce grande esforço físico para o deslocamento, diante disso foram criadas técnicas que facilitam essas transferências fazendo que a pessoa que esteja realizando a transferência faça de um jeito adequado, prevenindo assim lesões, principalmente de coluna, assim como diminua o risco de desequilíbrio e quedas da pessoa que necessita do auxílio.

 

Instrutor (a/ es): Suéllen Letícia Martorelli (Fisioterapeuta especializada em Fisioterapia neurofuncional Adulto e infantil)

 

Público Alvo: Alunos e profissionais da área de saúde, cuidadores e população em geral.

 

Material do Aluno: Roupas confortáveis

 

Local: CDB - sala 1.99

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Inclusão de surdos no ensino: seu saberes docentes e pedagógicos 

 

Ementa: Saberes fundamentais do professor para o desenvolvimento inclusivo de metodologias pedagógicas no ensino aos alunos surdos nos espaços educacionais.

 

Instrutor (a/ es): Rodrigo Geraldo Mendes (Professor / UFJF)

 

Público Alvo: Docentes e discentes.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.104

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30

 


Minicurso: Introdução à audiodescrição 

 

Ementa: Considerando a audiodescrição como uma tecnologia assistiva fundamental à inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos âmbitos, o presente curso objetiva conceituar esse recurso, apresentar suas características e possibilidades de aplicação, através da apresentação de exemplos e de exercícios curtos.

 

Instrutor (a/ es): Anita Menezes de Rezende (Audiodescritora)

 

Público Alvo: Profissionais e estudantes das áreas de Educação e Cultura, e demais interessados com idade mínima de 16 anos.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.103

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30

 


Oficina: Tecnologia Assistiva: engenharia em prol da inclusão social. 

 

Ementa: A oficina propõe apresentar a Tecnologia Assistiva (TA). A ideia é trazer tanto uma perspectiva teórica sobre a TA quanto uma vivência prática do que ela consiste. Pretende-se mostrar, brevemente, a história da tecnologia assistiva, como as diferentes engenharias se mostram dentro desse ramo e, por fim, apresentar o projeto da UFSJ que trabalha com TA, o Paramec. Ao apresentar o projeto, os participantes serão expostos a alguns itens com os quais trabalhamos, tais como sensores, engrenagens, pequenos robôs e microcontroladores. Pretende-se, também, promover a conscientização sobre acessibilidade e inclusão social trazendo aos participantes práticas dentro dessa vertente.

 

Instrutor (a/ es): Cláudio Dinali Lombelo, Gabriela Panhol Moraes, Helena Celestino Maia, Lara Gabriela da Silva Cimas, Luis Fernando Freire de Souza e Luis Filipe Rodrigues Zeferino (Estudantes de graduação e pós graduação)

 

Público Alvo: Interessados em tecnologia e/ou acessibilidade.

 

Material do Aluno: Não se aplica

 

Local: CDB - sala 1.97

 

Hora de Início: 13h30       Hora de término: 17h       Carga Horária: 3h30