Guia do Usuário


1. Antes de mais nada, verifique se sua instituição e a instituição para a qual você quer ligar estão conectadas ao serviço fone@RNP. Algumas instituições permitem também que se façam ligações para telefones da rede pública na cidade ou região em que estão localizadas. Veja a lista de instituições conectadas ao serviço em
http://www.rnp.br/voip/instituicoes/index.php.

2. Em segundo lugar, você precisa descobrir qual o tipo de suporte disponível na sua instituição para fazer a ligação. Existem, basicamente, duas formas de se realizar uma chamada no fone@RNP: via telefone IP (dispositivo dedicado, adaptador para telefones convencionais ou softphone); e via aparelho de telefone convencional.

Todas as instituições usuárias do serviço estão habilitadas a fazer chamadas via telefone IP, mas apenas algumas (as que possuem um equipamento chamado gateway) permitem que se façam chamadas a partir de telefones convencionais. Veja, na relação abaixo, em que grupo a sua instituição se encontra.

Instruções de discagem

Usando o serviço via telefone convencional

Se sua instituição possui um gateway, é provável que você consiga usar o fone@RNP a partir do próprio aparelho telefônico existente em sua sala ou a partir de qualquer ramal da instituição.

 

Usando o serviço via telefone IP

Se sua instituição não possui um gateway, você poderá usar o fone@RNP através de um microcomputador (usando um programa como NetMeeting, OpenPhone ou similar), um dispositivo dedicado (aparelhos similares aos convencionais, mas que se conectam direto à rede) ou um emulador de telefone IP (adaptadores para conexão de aparelhos convencionais à rede).


Fonte: RNP