• O que é a Lei de Acesso à Informação (LAI)?

A  Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/2011) regulamenta o direito constitucional de acesso à informação pública e determina que os órgãos e entidades de todas as esferas do Poder Público (municipal, estadual e federal) e dos três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) devem fornecer informações públicas relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.

 

  • Como a lei funciona na prática?

Para cumprimento da lei, os órgãos e entidades do Poder Público possuem centros físicos de atendimento chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses possuem estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos.

O interessado pode obter a informação pública pelo atendimento presencial no SIC ou através de formulário eletrônico disponível em https://falabr.cgu.gov.br/.

 

 

  • Onde funciona o SIC na UFSJ?

O SIC está localizado na estrutura da Ouvidoria-Geral da UFSJ, na sala 3.33 do Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei-MG. 

 

  • Na internet:

A UFSJ disponibiliza o acesso à transparência ativa por meio da página www.ufsj.edu.br/acessoainformacao, onde o interessado encontra informações básicas e soluções para perguntas frequentes. Além de informações básicas, o cidadão tem acesso ao formulário eletrônico para cadastro do seu pedido de informação.

 

  • Links:

Conheça a Lei de Acesso à Informação (LAI)

Portal de Acesso à Informação do Governo Federal

Acesse o FalaBR (Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal)


Última atualização: 08/03/2024