34º Inverno Cultural UFSJ - Edição 2023

08 a 16 de julho

Em São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco

Acesse o site oficial  https://www.invernocultural.ufsj.edu.br

 


PROMOVER A FORMAÇÃO CIDADÃ E DEMOCRATIZAR O ACESSO À CULTURA

Ao longo de mais de 30 anos, o Inverno Cultural UFSJ desenvolve ações para promover a formação cidadã pelas artes, democratizar o acesso à cultura, conviver com a comunidade e valorizar a cena artística. O maior programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei é um festival de artes plurais, que acontece tradicionalmente nas férias letivas do meio do ano, em São João del-Rei/MG. Após ter a edição de 2020 cancelada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Inverno Cultural foi retomado em 2021 no formato on-line, transmitido pelo site do festival. 

As atividades são totalmente gratuitas e ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

 

SOBRE O TEMA

A edição 2023 do Inverno Cultural UFSJ terá como tema “Operários da Arte”. A temática se inspira nos 90 anos do quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral, artista plástica modernista brasileira. A partir da obra, o festival vai abordar o contexto atual e o papel das pessoas que trabalham com as mais diversas manifestações artísticas, não só os artistas, mas os profissionais que compõem a produção, a construção e a reflexão sobre a Arte.
 

 

OBJETIVOS

  • Formação para a cidadania cultural.
  • Imersão gratuita em arte e cultura.
  • Capacitação e geração de renda dentro da economia da cultura.
  • Fomento ao turismo regional.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Artes cênicas

Espetáculos, debates e formação em teatro, dança e circo.
 
Os eventos e oficinas de artes cênicas promovem um encontro entre público e artistas, em um efetivo diálogo entre realidades distintas e a ficção. A arte e o cotidiano se aproximam, concretizando lugares de reflexão e poesia, em um encontro de diversas estéticas teatrais.
 
Arte-educação
Ambiente para educação infantil por meio da arte e cultura.
 
As oficinas e contações de histórias de arte-educação proporcionam momentos lúdicos e transformadores. Nelas, as crianças experimentam sua expressão mais espontânea, em um fazer concreto, vivenciando uma relação diferenciada com os sentidos, com o ato de ver, sentir o gosto e as texturas, cheirar, ouvir. Os canais sensoriais abrem as portas para que as crianças se descubram como sujeitos livres, criativos e participativos.
 
Artes visuais
Exposições, aulas abertas, oficinas, sessões de vídeo e cinema.
 
As artes visuais abrangem variadas formas de expressão, como desenho, pintura, gravura, vídeo, dentre outras manifestações. O campo associa diferentes expressões artísticas a fim de gerar experiências estéticas que possibilitem a integração, reflexão e interpretação, caras ao desenvolvimento cultural pleno das sociedades contemporâneas.
 
Literatura
Conversas a fio entre letras e memórias.
 
A literatura é vista como a arte completa: traz uma experiência mágica ao leitor por utilizar das palavras para (des)construir a realidade. A área leva a literatura para os espaços culturais, ruas e, principalmente, ao cotidiano das pessoas. Dá ao público a possibilidade de vivenciar e aprofundar o conhecimento no universo das letras. Para isso, oferece oficinas, recitais, performances poéticas, exposições, debates e outras atividades.
 
Música
Nos palcos e ruas, shows, recitais e concertos.
 
A área de Música coloca em cena uma multiplicidade de expressões para promover o diálogo e vivências musicais. Shows, concertos, aulas abertas, palestras e oficinas procuram conectar o público com novas roupagens e expressões estéticas do campo.
 

Redes Sociais

Facebook: www.facebook.com/invernocultural

Instagram: www.instagram.com/invernocultural

Twitter: www.twitter.com/invernocultural

Flickr: https://www.flickr.com/photos/148993384@N04

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNmg99sXJgAoUhy8joa_yUQ

 

Contato

Setor de Apoio a Ações Culturais Institucionais (SAACI)
Maria Mônica Reis Mondaini - Chefe 
E-mail: invernocultural@ufsj.edu.br
Telefone: (32) 3379-5934

 

 

 

32º Inverno Cultural UFSJ - Edição 2021 - Acesse AQUI


Última atualização: 23/10/2023