APRESENTAÇÃO

Os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas do conhecimento, “entendidas como campos de saberes, práticas, tecnologias e conhecimentos, definidos de modo amplo e geral, em termos de “(...) afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais” . Constituem exemplos de grandes áreas: Artes; Ciências da Vida; Ciência e Tecnologia; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Humanidades e outros” (“Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares”, SESU/MEC/2010; CNE, 2011 – Anexo I). No Brasil, resultam de movimento nacional de discussão curricular, desenvolvido a partir de 2007, sob a liderança de algumas reitorias (em especial UFBA e UnB) e da Secretaria de Educação Superior do MEC. A Universidade Federal do ABC, UFABC, e os termos do Decreto que instituiu o Programa Nacional de Expansão e Inovação do Ensino Superior, REUNI, são demonstrações do espaço conquistado pela proposição desse novo tipo de desenho curricular. O BI configura uma formação cultural mais ampla, com formato menos rígido, que permite que o acesso à cultura acadêmica se dê sem a necessidade de definição precoce por uma profissão. O contato com áreas e subáreas de conhecimento serão o ambiente propício para a opção profissional posterior.

Os BIs conferem diplomação nas grandes áreas que poderá ser vinculada a campos de saberes e práticas definidos, na forma de ênfase, opção ou área de concentração. Poderão, ainda, caracterizar-se como etapa inicial de formação, em primeiro ciclo, vinculada a carreiras acadêmicas e profissionais, em segundo ciclo (como é o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia apresentado no PPC).

Os BIs objetivam formação com foco na interdisciplinaridade, buscando privilegiar o diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular.