Publicado em 06/03/2018

Comissão de Residência Médica se reúne com gestores da região para garantir programa em 2018

A Comissão de Residência Médica (Coreme) realizou reunião no dia 26 de fevereiro, no Pavilhão de Aulas do Campus Dom Bosco. O encontro teve a participação de gestores de saúde da região para discussão em torno do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

A Residência Médica é uma modalidade oferecida para o ensino de pós-graduação. Os residentes podem adquirir experiência, além de contribuir para a saúde local, em instituições de saúde da região, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Estiveram representadas, nas figuras de seus secretários, as cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei, além da presença da reitoria da UFSJ. Eles puderam ouvir dos professores do curso de Medicina, Rodrigo Penha (Coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade) e Rosa Gouveia de Sousa (Coordenadora da Coreme), como funcionará a gestão do programa em 2018.

“É uma parceria que dá crédito para a região. É uma região que começa a se mover e aproveitar essa vocação universitária”, conta o professor Rodrigo. “A gente sabe que a oportunidade da universidade ajudar na administração e no fluxo desses pacientes é muito interessante”.

Presente na reunião, o reitor da Universidade, professor Sérgio Cerqueira, reforçou a importância da presença da UFSJ na comunidade de São João del-Rei e entorno. “Esta Universidade é, hoje, ponto-chave na economia de São João del-Rei. Temos aqui cerca de 450 professores, 350 técnicos-administrativos e 8 mil estudantes. O impacto nessas pessoas e na economia regional é grande, mas ele não deve passar só por isso. Ela tem que ter o impacto na comunidade”, disse o reitor aos gestores presentes. “Quando a gente fala de desenvolvimento, tem de falar em um sentido mais amplo. O desenvolvimento humano, que engloba o econômico, mas também o social”.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos às vagas de residência aconteceu durante o mês de janeiro deste ano. Os primeiros resultados começaram a ser divulgados em fevereiro. As listas de excedentes/convocados também já estão disponíveis. O processo pode ser conferido na página da Coreme, onde também podem ser obtidas outras informações: ufsj.edu.br/coreme/editais.php

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 01/03/2018

Reitor e prefeitos de Tiradentes e Santa Cruz de Minas discutem novas parcerias

Na última terça-feira, 27 de fevereiro, o reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, visitou, a convite do prefeito de Tiradentes, José Antônio, e da prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, a sede dos dois municípios. As visitas tiveram pautas semelhantes, no sentido de estreitar as relações entre a UFSJ e as cidades. A Universidade já está presente com ações de ensino, pesquisa e extensão nesses municípios, e foi solicitada a expandir as ações com outras parcerias.

Hoje a UFSJ participa ativamente do dia a dia dos municípios em diversas frentes, como, por exemplo, a Medicina. Os alunos do curso marcam presença tanto nos programas de residência médica, já no final do curso, quanto em atividades de ensino da graduação; colocando os estudantes nos postos de saúde, PSFs e até mesmo nas residências dos moradores, realizando atendimento clínico, visitas, pequenas cirurgias e participando de ações de promoção à saúde em parceria com as secretarias municipais da pasta.

Segundo o professor do curso de Medicina da instituição, Rodrigo Chavez Penha, “é fundamental conciliar o ensino com a prática para um bom aprendizado”. Rodrigo se considera ainda mais satisfeito quando essa aprendizagem é alcançada “por meio de parcerias em que a UFSJ contribui com comunidade, sendo, além de parceira, uma promotora de melhorias no atendimento público de saúde”.

Reconhecimento e novas ações

Os gestores dos municípios reconhecem a importância do trabalho da UFSJ junto às comunidades. Segundo o prefeito de Tiradentes, “é necessário celebrar a parceria da Universidade Federal de São João del-Rei com o município e trabalhar para ampliar as ações realizadas”. Já a prefeita Sinara Campos, afirmou que “é muito saudável que a UFSJ esteja presente e aberta para a comunidade que a circunda” e garantiu que “serão realizadas ações para facilitar o trabalho que a instituição federal já realiza” com programas de extensão como o Vivências Musicais, de responsabilidade do curso de Música da UFSJ, que oferece aulas de musicalização para crianças de Santa Cruz.

Para Sérgio Cerqueira é fundamental que a universidade pública esteja aberta para a comunidade e que o trabalho da gestão seja voltado para firmar parcerias levando em consideração o interesse da UFSJ mas também as demandas da comunidade. O reitor elencou para os prefeitos outras possibilidades de atuação da Federal nos municípios, como atividades de ensino de robótica nos colégios, atividades de treinamento aos servidores públicos municipais para contribuir no processo de melhoria do atendimento à população e, ainda, ações extensionistas diversas.

Os municípios de Ritápolis e Resende Costa também já firmaram parcerias com a UFSJ. A Reitoria já iniciou negociações com outras cidades.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado em 01/03/2018

A Coordenação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade inicia hoje as atividades da nova turma de Residentes Médicos, com entrada de 09 (nove) novos residentes, os mesmos terão atuação em diversos municípios da região, dentre eles São João del-Rei (nos ESF de São Sebastião da Vitória, Colônia do Marçal e Matozinhos), Tiradentes (nas UBS Maria das Dores Lopes Resende, Àguas Santas e na Unidade Mista de Saúde de Tiradentes), Santa Cruz de Minas (PSF Estrada Real), Ritápolis (UBS Santa Rita) e Resende Costa (PSF 1 Urdindo Cuidado e Tecendo Saúde). 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado 03/01/2018

 

EDITAIS ANO 2018

FINALIZADO

Edital nº 01/2018/PRMMFC/COREME/PROPE/UFSJ

3º Edital de Seleção para o Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade

 
PREZADO(A) CANDIDATO(a) CONFERIR TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CONFORME DESCRITOS NO ITEM 7.3 DO EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2018.
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________
 
24/11/2017
 
PRECEPTORIA
 
O Instituto Síro-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL em parceria com a COREME da Universidade Federal de São João del-Rei tem a honra de informar que hoje finaliza o Curso de Pós-graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS. Período foi de 22 de março a 24 de novembro, com um total de carga horária de 360 horas. Formaram-se 40 Preceptores. PARABÉNS FORMANDOS TURMA 2017!!
 
 
 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

27/10/2017

Um dia para os servidores Públicos

Neste sábado, 28 de outubro, celebramos o Dia     dos Servidores Públicos. Uma data para celebração, mas também para resgatarmos a nossa história e pensarmos o futuro. Afinal, não é uma história qualquer. São séculos de trabalho, conquistas e construções sociais - e, claro, de muita luta e enfrentamento de desafios, de adversidades.

Já em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se a base da máquina administrativa estatal. O Brasil tornou-se “independente”, virou império, república, e os servidores estavam lá. Nos governos que vieram, na ditadura e na democracia, os funcionários colocavam a mão na massa para que a máquina pública brasileira não parasse, mesmo nas mais adversas situações.

Em 1943, foi instituído por Getúlio Vargas Dia do Funcionário Público, 28 de outubro. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112), a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. E, com a Constituição de 1988, passava a ser obrigatório o concurso como meio de ingresso na carreira pública.

O trabalho do servidor público, de forma ética e dedicada, visa alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. O objetivo não é o lucro nem deve ser a ambição pessoal, mas sim a oportunidade de ser útil às comunidades. Afinal, a ele compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro.

As páginas da história são escritas pelo servidor público. Os países, os governos, funcionam graças aos servidores, responsáveis pela movimentação das engrenagens dos complexos mecanismos das administrações nacionais.

É essa memória que deve pautar o trabalho dos servidores.

É esse reconhecimento que deve partir da sociedade quanto à importância daqueles que são homenageados nesta data.

FONTE: ASCON

_______________________________________________________________________________________________
 
29/08/2017
 
Informações do Incentivo a Residência Médica
 
Para conhecimento de todos:
 
-> Arquivo
_______________________________________________________________________________________________________________
 
22/03/2017
 
Aula Inaugural do Curso de Pós-graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS
 
 
Aconteceu hoje a abertura e aula Inaugural do Curso de Pós-graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS, com um total de 40 matriculados.
 
 
_______________________________________________________________________________________________
 
17/03/2017
 
Calendário com as datas dos Encontros Presenciais dos Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS ou Preceptoria no SUS em
 
 
 
_______________________________________________________________________________________________
 
14/03/2017
 
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade abre um novo Edital de Residência Médica para o ano de 2017. O Edital se encontra disponível no link abaixo:

_______________________________________________________________________________________________

10/02/2017

A COREME - Comissão de Residência Médica em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São João del-Rei e com o Hospital Sírio-Libanês - HSL, por  meio  do  seu  Instituto  de  Ensino  e  Pesquisa, dando início ao Projeto de Apoio ao SUS convidada todos para a  participação  da  Seleção  para  o  Curso  de  Aperfeiçoamento  Profissional  – Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS ou Preceptoria no SUSem.
 
Esta  parceria  entre  o  Hospital  Sírio  Libanês  – HSL  e  o  Ministério  da  Saúde  – MS  para  projetos voltados  à  capacitação  de  profissionais  do  Sistema  Único  de  Saúde  – SUS  e  conta  com  o  apoio  do  Conselho Nacional de Secretários da Saúde - CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de  Saúde  –CONASEMS, da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária  –ANVISA e  de instituições de ensino  superior do país. 
 
O Curso ocorrerá de Março a Dezembro de 2017 e contará com encontros presenciais em São João del Rei,que serão realizados em parceria com as Universidade Federal de São João del Rei.  Os  interessados  deverão  entregar  os formulários preenchidos  e  assinados  até  o  dia 17/02/2017 impreterivelmente , de 8h às 12h e 13h às 17h, em qualquer um dos endereços abaixo:
 
  UFSJ Campus Dom Bosco –prédio da Medicina (Cmedi - pavilhão novo, terceiro andar). 
  Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei–Setor de Gestão de Pessoas.
 
Os  formulários  anexos  que  os  candidatos  deverão  entregar  são:  o  Requerimento  de  Inscrição  e Documento  de  Liberação  para  o  momento  presencial  pelo  Gestor  da  Pasta.  Não  serão  aceitos formulários após esta data. 
Vale  ressaltar  que  a  manifestação  de  interesse  não  garante  a  vaga  na  Especialização.  A  Gestão indicará todos os interessados para a Referência Técnica do Hospital Sírio e Libanês, que por sua vez enviará um link de acesso para o e-mail informado. Nesta  fase,  caberá  ao  candidato  interessado,  monitorar  o  recebimento  do  link,  preencher 
corretamente os dados solicitados, anexar os documentos e enviá-los. A Gestão não se responsabilizará por informações enviadas de forma equivocada (e-mail , número  de documentos etc). Foram liberadas 40 (quarenta) vagas para o município de São João del Rei e cidades próximas.
 
-> Formulários
 
___________________________________________________________________________________________
 
 
13/02/2017
 
Solenidade de Acolhimento dos Residentes Médicos 2017
 
No dia 13 de março de 2017 às 09 horas na sala 3.16 no Prédio da Medicina foi realizado a solenidade de acolhimentos dos residentes médicos do ano de 2017 no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Contando com a presença do Coordenador do Programa de RM em Medicina de Família e Comunidade Rodrigo Chavez Penha e com o Vice-Reitor Professor Marcelo Pereira de Andrade. 
 
 
 
 
___________________________________________________________________________________________
 
09/02/2017 
  • Edital de Residência Médica no Programa de Residencia Médica em Medicina de Família e Comunidade.

Já se encontra aberta as incrições para o Edital de Residência Médica em PRM-MFC, as inscrições ocorrerão nos dias 09 a 17 de fevereiro de 2017. (PERÍODO DE INSCRIÇÕES FINALIZADO)

E seguirá com o seguinte cronograma:

  1. 1ª Fase (prova escrita, eliminatória) dia 21 de fevereiro de 2017 às 13 horas;
  2. Recursos da 1ª fase dia 22 de fevereiro de 2017 das 08 às 17h;
  3. Resultado Final da 1ª fase 23 de fevereiro de 2017;
  4. 2ª Fase (Entrega dos comprovantes de Currículo) 23 de fevereiro às 09h;
  5. Resultado Preliminar (soma da 1ª e 2ª fases) a partir das 18h;
  6. Recursos (2ª fase ou resultado preliminar) 24 de fevereiro de 2017 das 08 as 17h;
  7. Resultado Final até 27 de fevereiro de 2017

ATENÇÃO:

17/02/2017 - HOMOLOGAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

20/02/2017 - HOMOLOGAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017) 

21/02/2017 - GABARITO (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

21/02/2017 - RESULTADO PRIMEIRA ETAPA (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

22/02/2017 - RESULTADO FINAL PRIMEIRA ETAPA (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

24/02/2017 - RESULTADO  SEGUNDA ETAPA (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

24/02/2017 - RESULTADO GERAL (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017)

25/02/2017 - RESULTADO FINAL (EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2017) 

25/02/2017 - CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMF UFSJ 01/2017)  

ATENÇÃO

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
 
DATA: 05 a 09 de fevereiro de 2018.
HORÁRIO: 08h às 13h
LOCAL: Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFSJ, Pavilhão de Aulas, 3º andar, sala 3.18; Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei MG.
 
 
PREZADO(A) CANDIDATO(a) CONFERIR TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CONFORME DESCRITOS NO ITEM 7.3 DO EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2018.

ATENÇÃO

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
 
DATA: 05 a 09 de fevereiro de 2018.
HORÁRIO: 08h às 13h
LOCAL: Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFSJ, Pavilhão de Aulas, 3º andar, sala 3.18; Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei MG.
 
 
PREZADO(A) CANDIDATO(a) CONFERIR TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CONFORME DESCRITOS NO ITEM 7.3 DO EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2018.

ATENÇÃO

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
 
DATA: 05 a 09 de fevereiro de 2018.
HORÁRIO: 08h às 13h
LOCAL: Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFSJ, Pavilhão de Aulas, 3º andar, sala 3.18; Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei MG.
 
 
PREZADO(A) CANDIDATO(a) CONFERIR TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CONFORME DESCRITOS NO ITEM 7.3 DO EDITAL PRMMFC UFSJ 01/2018.

ATENÇÃO

 

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CANDIDATOS EXCEDENTES CONVOCADOS
 
DATA: 19 a 20 de fevereiro de 2018.
HORÁRIO: 08h às 11h e 13h as 16h
LOCAL: Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFSJ, Pavilhão de Aulas, 3º andar, sala 3.18; Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei MG.

 

ATENÇÃO

REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CANDIDATOS EXCEDENTES CONVOCADOS

DATA: 19 a 20 de fevereiro de 2018.
HORÁRIO: 08h às 11h e 13h as 16h
LOCAL: Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) da UFSJ, Pavilhão de Aulas, 3º andar, sala 3.18; Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, São João del-Rei MG.

Última atualização: 16/08/2023