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1. OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS PELA AÇÃO PROPOSTA 
 
Amenizar os efeitos do isolamento social, informar sobre a Covid-19 e sobre ações  preventivas e estimular o exercício da cognição de pessoas idosas atendidas pelo Programa de  Extensão “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas” (Pibex/009/2019/UFSJ) através de assessoramento via WhatsApp. 
 
 
2. INDICAÇÃO DA FRENTE DE AÇÃO (A À D, CONFORME ITEM 1) NA QUAL A  PROPOSTA SE ENQUADRA: 
 
A) Assessoramento para a realização de ações preventivas, visando dirimir o contágio 
e propagação da Covid-19; e 
 
B) Contribuições para a minoração dos efeitos do isolamento social. 
 
 
3. JUSTIFICATIVA:
 
Para pessoas idosas, estimular a cognição é essencial para a saúde física e psicológica e, diante do panorama de extremo cuidado à saúde e de isolamento social, considera-se que o Programa de “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas” cumpria um importante papel na vida das pessoas idosas por atendidas quando dos encontros presenciais de nossa proposta 
extensionista. 
 
No cenário de impotência ao qual a aldeia global se percebeu diante da pandemia da Covid-19, o Programa buscou alternativas para manter as atividades realizadas, com vistas na continuação da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos atendidos e no auxílio à minoração dos efeitos causados pelo isolamento social. Observa-se que, recorrentemente, para o grupo atendido, os encontros de alfabetização realizados eram as únicas atividades que as pessoas idosas estavam ligadas, sendo frequentes, todos os dias da semana, das 17h30 às 19h. 
 
Durante a crise da Covid-19, recebemos queixas do grupo sobre a falta do contato  presencial proporcionada pelos encontros realizados na extensão. Desta forma, motivar o grupo atendido sobressaiu-se como estratégia de diminuição  dos efeitos do isolamento, mas também, para educação, prevenção e cuidados relacionados à  pandemia. D
 
estaca-se a ação de alfabetização e letramento, possibilitando a estimulação  cognitiva das pessoas idosas através de exercícios de reflexão que exigem organização, concentração, pensamento crítico e, que sejam, ao mesmo tempo, um convite ao lúdico. 
 
Além disso, ressaltamos também que pessoas idosas fazem parte de grupos de risco da Covid-19 e tratando-se um grupo que recorrentemente pode apresentar dificuldades de  acesso e interação com as mídias sociais, sendo possíveis alvos de fakenews, por exemplo, o  trabalho do Programa de Extensão “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas” busca, 
neste período, possibilitar o acesso a informações confiáveis e orientações acerca da pandemia  e do contexto social ao qual nos encontramos. 
 
 
4. BREVE PANORAMA DO QUADRO DOS PROCEDIMENTOS 
 
METODOLÓGICOS E METODOLOGIA: 
A metodologia prevê uma abordagem quali e quantitativa, uma vez que estará baseada em ações educativas e os dados coletados serão analisados à luz da análise do conteúdo e da  quantificação da participarão. 
 
Para o procedimento, será utilizada a plataforma WhatsApp, na qual foi constituído o  grupo “Amigos da EJA”, visando a participação ativa dos estudantes alfabetizandos, atendidos pelo Programa de Extensão “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas”. 
 
Coordenadora, bolsista e voluntárias planejarão em coletivo, em outro grupo da mesma plataforma virtual (“Profs Da EJA”), quais atividades serão mais adequadas para cada  dia de interação. Feito isso, discutirão e avaliarão os impactos de tais atividades no grupo.  Os resultados serão registrados no Trabalho de Conclusão de Curso da voluntária Daiana Braga Santos. 
 
 
5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PROGRAMADAS: 
 
Dada a especificidade e necessidade de avaliação cotidiana, as atividades serão planejadas e realizadas diariamente pelos membros da equipe executora. 
 
1ª semana: orientações sobre prevenção da COVID-19 e medidas de isolamento estabelecidas no munícipio de São João del-Rei e no país (Envio da Cartilha “Envelhecimento saudável em tempos de pandemia”, da USP); 
 
2ª semana: atividades escritas/orais sobre alfabeto (Exemplo: Qual é a 10a letra do alfabeto? Quem tem o nome iniciado por essa letra?) e memórias (Qual é o seu cantor preferido? Quem é ou foi seu melhor amigo de infância); 
 
3a semana: atividades de culinária (troca de receitas, cardápio do almoço; alimentação saudável); 
 
4a semana: atividades sobre plantas (Quem possui plantas? Como as cultivam? Quais os seus nomes?);
 
Para as demais semanas, as atividades continuarão sendo planejadas, avaliadas e registradas diariamente pela equipe executora, se atentando para os temas que o grupo de estudantes alfabetizandos demanda, como por exemplo: saudade dos netos, filmes, visitas a museus virtuais e leitura de poemas. 
 
 
6. EQUIPE EXECUTORA E INDICAÇÃO DO COORDENADOR DA PROPOSTA: 
 
Mônica de Ávila Todaro (coordenadora); 
Lucas Rocha de Brito Rodrigues (bolsista); 
Josiane de Fátima Carvalho (voluntária); 
Elisiane de Cássia Ribeiro Tito (voluntária); 
Patrícia Aparecida Corrêa (voluntária); 
Naiara Silva Farias (voluntária); e 
Daiana Braga Santos (voluntária). 
 
O grupo de bolsista e voluntárias se caracteriza por ser formado por cinco estudantes do curso de Pedagogia e uma mestranda do PPEDU, da Universidade Federal de São João del-Rei. 
 
 
7. DESCRIÇÃO DA ARTICULAÇÃO COM ATORES EXTERNOS À UFSJ, QUANDO PERTINENTE E/OU QUANDO NECESSÁRIO: 
 
A ação se articula com a rede de projetos do LabEduca60+, da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (USP) e conta com a colaboração da Profa. Dra. Meire Cachioni. 
 
 
8. ABRANGÊNCIA E PÚBLICO PARTICIPANTE: 
 
O público participante é constituído por onze estudantes alfabetizandos, por serem  apenas esses que possuem acesso à internet e celular Android. 
 
 
9. IMPACTOS E EFEITOS ESPERADOS: 
 
Espera-se que os estudantes se sintam acompanhados e acolhidos durante o período de isolamento através dos contatos diários. Além disso, pretendemos afirmar o grupo de extensão como um canal de informação segura sobre a pandemia. Não menos importante, busca-se não estagnar o processo de alfabetização e estimulação cognitiva e crítica já iniciado com os 
estudantes alfabetizandos. 
 
 
10. ARTICULAÇÃO DA PROPOSTA COM PROJETOS/PROGRAMAS VIGENTES NA UFSJ: 
 
A proposta se articula ao Programa de Extensão “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas” (PIBEX/009/2019/UFSJ). 
 
 
11. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: 
 
SEMANA TEMAS PROPOSTOS POSSÍVEIS ATIVIDADES 
 
1 - Orientações e prevenções da Covid-19. Divulgação da cartilha da USP “Envelhecimento saudável em tempos de pandemia”; 
 
2 - Alfabeto e memórias Atividades escritas e orais que trabalhem as letras. Atividades que evocam lembranças e recordações;
 
3 - Culinária Partilha de receitas (por meio da oralidade e/ou escrita);
 
4 - Jardinagem Troca de experiências sobre conhecimentos e cultivosde plantas. Convite para escrita de nomes de plantas. 
5 Sarau Leitura de poesias e partilha de músicas;
 
6 - Pensamentos e espiritualidade. Partilha de reflexões, com dicas de gerenciamento emocional;
 
7 - Família e comunidade Exercício de comunicação: como minha família está lidando com o isolamento? Como utilizar vídeo chamadas para contatar parentes distantes?;
 
8 - Desenvolvimento de rotina. Incentivos e auxílio de planejamento do dia a dia e da rotina. Estabelecimento de acordos coletivos para o grupo durante a quarentena (ler todos os dias, dizer como está quando possível, participar das atividades, não sair de casa). Dicas de como fazer compras em supermercados pelo Whatsapp;
 
9 - Saúde física Dicas de exercícios físicos que podem ser feitos em casa. Compartilhamento de imagens e de áudios; 
 
10 - Lazer e entretenimento Informe de programações de TVs que ajudem na abstração através da arte. Auxílio para baixar aplicativos de entretenimento. Compartilhamento de vídeos;
 
11 - Lazer e entretenimento Convite de visita a museus virtuais;
 
12 - Distribuição de máscaras Visita às casas dos estudantes alfabetizandos idosos;
 
 
12. A NECESSIDADE DE APOIO INSTITUCIONAL, FOMENTO, DE UTILIZAÇÃO  DO ESPAÇO FÍSICO E/OU UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PARA A EFETIVAÇÃO DAS  AÇÕES: 
 
A ação proposta necessita de fomento para a compra de máscaras que a equipe (sete pessoas) irá usar, quando for distribuí-las para o público atendido (onze pessoas idosas). A  confecção de cada máscara foi orçada em R$ 10,00, o que implicará num gasto total de R$ 180,00. Necessitamos, também, de auxílio para o transporte (ida e volta) para uma voluntária da equipe: combustível para motocicleta no valor total de R$ 70,00. E, por último, será importante imprimir onze Cartilhas que serão entregues para cada um dos onze estudantes alfabetizandos idosos. 

Última atualização: 22/06/2020